Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FATALIDADE

Entenda como será o trabalho do IGP no caso de jovem que morreu em acidente de trabalho

Local foi isolado pela perícia

Um jovem morreu em um acidente de trabalho na manhã dessa segunda-feira, 18, na Metalúrgica Mor, em Santa Cruz do Sul. O caso foi registrado por volta das 7h30, na empresa localizada à margem da BR-471, no Distrito Industrial. O funcionário envolvido no acidente, Lucas Mateus da Luz, de 20 anos, havia chegado por volta das 7 horas na empresa. A morte aconteceu no setor de depósito de mercadorias. Segundo a Mor, no momento do acidente, o funcionário trabalhava normalmente, acompanhado por colegas. Imediatamente após o fato, os outros funcionários realizaram procedimentos padrão, acionaram os alarmes e chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito.

Chamada, a Brigada Militar foi até o local e acionou o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e ainda o Instituto-Geral de Perícias (IGP). Conforme a ocorrência policial, constatou-se que no depósito onde aconteceu a morte, um transelevador (equipamento de movimentação que opera dentro dos corredores de armazenamento de forma automática) estava parado a aproximadamente 10 metros de altura e o funcionário estava caído dentro dele, já sem vida.

LEIA MAIS:

Publicidade

Segundo o que colegas de trabalho teriam dito a policiais, a máquina é automática e Lucas iria fazer uma verificação, mas ele deveria estar com o corpo todo dentro do cesto do equipamento. Os colegas não souberam afirmar o que aconteceu para que a cabeça do jovem tivesse ficado para fora, vindo a ser atingida quando a máquina automática desceu.

De acordo com o perito Paulo Ricardo Ost Frank, que atuou no local, inicialmente houve coleta de vestígios. “Estamos fazendo o levantamento para dar subsídios ao trabalho posterior do Ministério Público do Trabalho. O objetivo é ver se foi de fato um acidente de trabalho ou alguma outra situação”, disse o experiente perito à Gazeta do Sul.

Entre as apurações a serem apontadas em um laudo do IGP está a análise além da dinâmica do acidente, em eventuais negligências de normas de segurança, funcionamento de maquinário industrial e outras questões específicas. Na maioria dos casos desse tipo, é necessário um profundo estudo posterior, por se tratar de equipamentos e normas específicas.

Publicidade

A empresa se manifestou em nota, lamentando o ocorrido. “A Metalúrgica Mor S/A informou que o acidente ocorreu por volta das 7 horas do dia 18/03, sendo que o colaborador foi imediatamente socorrido e todas as providências foram tomadas. No entanto, o mesmo veio a óbito. A empresa lamenta profundamente a fatalidade ocorrida e reforça seu compromisso em cumprir com rigor as normas de proteção e segurança ocupacional. Ainda, informa que está prestando todo o auxílio à família, bem como repassando as informações necessárias aos órgãos públicos para que os fatos sejam devidamente apurados.”

Lucas Mateus da Luz está sendo velado na capela da Funerária Caminho da Paz, anexa ao Cemitério Ecumênico da Paz Eterna de Santa Cruz do Sul, no Bairro Santo Antônio. Ele será sepultado nesta terça-feira, às 15 horas, nesse mesmo local.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.