A véspera do Dia dos Pais, sábado 9, teve lojas cheias em Santa Cruz do Sul. Especialmente à tarde, o movimento foi intenso na área central, o que ajudou a fomentar as vendas para a data.
Entre os que foram em busca do presente de última hora estava a empresária Janaína Haeser. Acompanhada do filho, Enzo, e da irmã, Carolina, ela estava em busca do presente para homenagear o pai, Clóvis Haeser, 73 anos, um dos debatedores da Sala do Cafezinho, da Rádio Gazeta FM 107,9. “Deixamos sempre para o último dia e compramos um presente bem especial. O pai merece”, disse Janaína, ressaltando que a família optou por artigos esportivos.
LEIA TAMBÉM: Prazo de entrega das declarações do Imposto Territorial Rural começa nesta segunda-feira
Publicidade
Também acompanhando o movimento no centro da cidade estava o auxiliar de contabilidade Gustavo Lagasse. Para ele, a data teve um sentido especial neste ano. Afinal, foi seu primeiro Dia dos Pais. Ao lado da esposa Luiza e da filha Stela, de sete meses, o papai aproveitou o sol e tempo agradável para garantir a lembrança. “Esse é o meu primeiro Dia dos Pais e está sendo uma experiência nova para mim.”

LEIA TAMBÉM: Vendas da indústria gaúcha crescem 6,4% no segundo trimestre de 2025
Luiza, por sua vez, destacou que a busca dos presentes estava animada para a família. “É gratificante e corrido por ser o último dia. Tem uma diversidade de produtos para escolher presentes especiais, pois os papais merecem”, salientou.
Publicidade
Luana Kessler, gerente da Joalheria e Ótica Kothe, apontou os bons resultados do último dia. Segundo ela, sábado teve um melhor desempenho influenciado especialmente pelo tempo firme. Na loja, os relógios lideraram a procura neste ano. “O valor do ouro está alto e acabou diminuindo a venda de correntes e pulseiras masculinas, que eram os itens mais vendidos nos anos anteriores.”
LEIA TAMBÉM: Governo federal recebe sugestões para levar internet a rodovias
No ramo de confecções, a busca por blusões se intensificou em razão das baixas temperaturas no inverno. Tatiane Monteiro, gerente da Loja Yeva, contou que a procura pelos itens cresceu nos últimos dias. “Como está frio, as pessoas procuram mais roupas de inverno. Como já estamos indo para o final da estação, temos peças disponíveis com pouca numeração disponível”, salientou. Ela avaliou que as vendas para a data ficaram dentro da expectativa.
Publicidade



Data costuma ser de bons resultados
O presidente do Sindilojas, Mauro Spode, demonstrou confiança com a data. Uma pesquisa feita pela entidade indicou projeção de crescimento na casa dos 10% para este Dia dos Pais em relação ao ano passado. Entre os itens que estariam em destaque, segundo os levantamentos, apareciam confecções, calçados e acessórios. “Pela movimentação que vimos na semana e no último dia, tudo leva crer que iremos chegar ou até superar essa marca”, disse Spode.
Participe do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Bartz, lembra que o Dia dos Pais é uma data importante que gera engajamento para o comércio varejista. “Tivemos muitas operações no ramo de vestuário em que as empresas realizaram liquidações de produtos de inverno para prospectar negócios e melhorar o faturamento. Outros segmentos, como lojas de ferramentas e supermercados, também tiveram boa movimentação.”
Publicidade
Segundo Bartz, o fato de ser início de mês e a maioria das pessoas terem recebido seus salários favoreceu o desempenho. “A expectativa era aumentar as vendas em 7%. Pela movimentação, acreditamos que esse número poderá se confirmar”, salientou.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade