Um gesto que misturou generosidade e fé marcou a manhã dessa sexta-feira, 13, em Santa Cruz do Sul. Na esquina das ruas Ramiro Barcelos e Tenente Coronel Brito, integrantes do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum entregaram à população 200 pães com a oração de Santo Antônio. A ação marcou o dia do santo, celebrado em 13 de junho.
Entre as mulheres que fizeram a entrega do alimento estava Mãe Elenise de Cabocla Jurema, de 45 anos. Ela explicou que, assim como Santo Antônio ajudou os mais fracos e oprimidos, a partilha dos pães busca promover o sentimento de generosidade e paz.
LEIA TAMBÉM: Soneca e Jupa é eleito o melhor filme do 8º Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
“Como devotos, estamos aqui para propagar essa atitude. Queremos que as pessoas busquem esse entendimento.” A ação contou ainda com a participação de Bianca de Iemanjá, 25, Mãe Marlise de Cabocla Iracema, 55, e Mãe Tereza de Oxum, 82.
Para saber
Santo Antônio de Pádua é associado, nas religiões de matriz africana praticadas no Sul do Brasil, ao orixá Bará (ou Exu). Na umbanda, é comum que fiéis façam preces e oferendas ao santo, pedindo proteção e auxílio em diversas áreas da vida. Esses rituais podem incluir alimentos, flores, velas e outros elementos simbólicos ligados a ele. Os devotos realizam orações com fé e intenção, buscando a intercessão de Santo Antônio, que é reconhecido como milagreiro.
Publicidade