Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Equipe Kamikase é a melhor do estado em competição

Kamikase Aerodesign é uma equipe pertencente a um projeto de Pesquisa e Extensão do departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desenvolvido há dez anos, cujo objetivo principal consiste na elaboração de uma aeronave não tripulada e rádio controlada para competições, feita pelos alunos de acordo com um regulamento da Associação dos Engenheiros da Mobilidade – SAE Brasil.

No dia 27 de outubro, a equipe Kamikase participou da Competição de Aerodesign SAE Brasil, onde obteve a 24ª posição na classe REGULAR e 7ª na classe MICRO, classificando-se-como a melhor equipe do estado Rio Grande do Sul. Os resultados oficiais da Competição foram divulgados no dia 12 de novembro.

Desenvolvido com o intuito específico de participar da Competição de Aerodesign SAE Brasil, o projeto apresenta um organograma que contempla diferentes áreas de atuação, sendo estas divididas da seguinte forma:

Publicidade

– APOIO (contempla setor administrativo, marketing, financeiro/custos e almoxarifado/compras);

– PROJETO (Divide-se em Sistemas embarcados (eletrônica); Aerodinâmica, Desempenho e Estabilidade; e também Cargas, Materiais e Estruturas;

– CONSTRUÇÃO (parte responsável pela construção do protótipo e das aeronaves de competição);

Publicidade

A divisão interna dos membros é realizada a partir de sua experiência ou da demonstração de um desempenho superior em curto período de participação. Desta forma, subdividem-se os membros em:

SÊNIORS – (quem possui mais de um ano de experiência no projeto, e é responsável por uma área do organograma);

PLENOS  – (com no mínimo 6 meses de atuação no projeto; reportam-se diretamente ao sênior da sua área de atuação e instruem os trainees)

Publicidade

TRAINEE – (alunos ingressantes no projeto, geralmente calouros, que fazem um pouco de tudo dentro do projeto, para futuramente se tornarem plenos de alguma área).

Na parte de Pesquisa, para conseguir projetar, construir e ensaiar a aeronave para competição, os acadêmicos consultam bibliografias, elaboram estudos e realizam testes práticos. Posteriormente é confeccionado um relatório para enviar à comissão técnica da competição, composta por engenheiros da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Já na parte de Extensão, a equipe realiza treinamentos, cursos e palestras para turmas de ensino médio e publica artigos em congressos e no salão de ensino da Universidade.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.