O dia da bailarina, que é comemorado nesta segunda-feira, 1º de setembro, é uma data que celebra a arte e a beleza do balé, dança que combina movimento, música e expressão, proporcionando inúmeros benefícios físicos, mentais e emocionais e é uma modalidade de dança que se destaca pela sua elegância, disciplina e técnica apurada.
O dia da bailarina foi escolhido em homenagem à data de nascimento de Maria Taglioni (1804-1884), em Em Estocolmo, na Suécia, uma das mais famosas bailarinas do século XIX. Ela foi a primeira a dançar na ponta dos pés, usando sapatilhas especiais que permitiam maior leveza e delicadeza aos seus passos. Ela também foi pioneira em usar o tutu, a saia curta e rodada que se tornou um ícone do balé.
E a data pode ser vista como um convite para se inspirar na arte do balé, conhecer a modalidade e até mesmo começar a praticá-la, especialmente considerando os inúmeros benefícios que ela oferece.

Benefícios
De acordo com a professora Melina Ellwanger, diretora da escola de balé Pontinha dos Pés, a dança traz diversos benefícios para a saúde e o bem-estar, porque combina atividade física, arte e expressão emocional.
Para saúde física
- Melhora da postura ajuda a alinhar a coluna e desenvolver consciência corporal
- Aumento da flexibilidade os alongamentos constantes tornam o corpo mais solto e ágil
- Fortalecimento muscular trabalha pernas, abdômen, costas e braços, favorecendo força e resistência
- Coordenação motora e equilíbrio: os movimentos exigem precisão e controle corporal
- Condicionamento cardiovascular: a prática regular auxilia na resistência física e disposição
- Prevenção de lesões por melhorar força, flexibilidade e postura, o balé ajuda a evitar problemas musculares e articulares.
Para o bem-estar emocional e mental
- Redução do estresse e da ansiedade: dançar libera endorfina, trazendo sensação de prazer e relaxamento
- Autoconfiança e autoestima: cada conquista técnica ou apresentação fortalece a segurança pessoal
- Disciplina e foco: o aprendizado da técnica desenvolve paciência, persistência e concentração
- Expressão de sentimentos: o balé é uma arte, permitindo que a pessoa comunique emoções sem palavras.
- Socialização e trabalho em grupo: aulas e espetáculos estimulam o convívio saudável e a empatia.
- Criatividade e sensibilidade artística: contribui para um olhar mais sensível e imaginativo sobre o mundo
As crianças na dança
O balé pode ser um grande aliado na infância por atuar no desenvolvimento das crianças, desde as questões motoras até as relações sociais. “Ele tem um papel muito importante no desenvolvimento físico e emocional das crianças, porque vai além da dança. O balé contribui para o corpo, a mente e a socialização”, destaca Melina.

Desenvolvimento físico
- Coordenação motora e equilíbrio: os movimentos exigem controle e consciência corporal, ajudando a criança a conhecer melhor o próprio corpo
- Postura e flexibilidade desde cedo: o balé trabalha alinhamento e alongamento, que favorecem uma boa postura
- Força e resistência: apesar da leveza dos movimentos, a técnica exige força muscular, o que fortalece pernas, abdômen e costas.
- Disciplina corporal: a prática regular cria hábitos saudáveis e melhora o condicionamento físico.
Desenvolvimento emocional
- Autoconfiança: ao aprender novas coreografias e se apresentar, a criança supera desafios e acredita mais em si mesma
- Expressão de sentimentos: o balé é uma forma de arte, permitindo que a criança expresse emoções por meio do movimento
- Disciplina e foco: a prática ensina a lidar com regras, paciência e concentração, competências que refletem em outras áreas da vida
- Socialização: aulas e apresentações favorecem o trabalho em grupo, respeito mútuo e amizade.
- Criatividade e imaginação: especialmente na infância, quando o balé ensinado de forma lúdica, estimula a fantasia e a criação artística.
Dança a qualquer tempo
Criadora do método New Ballet, Melina, que é formada em educação física, Pós-graduada em Biodança e em neuropsicopedagogia, explica que o balé é uma arte sem limites de idade, sendo uma prática inclusiva que oferece benefícios físicos e mentais para pessoas de todas as idades, desde a infância até a terceira idade. “O movimento pode ser estimulando em qualquer idade mas nossa turmas iniciam a partir do 2 aninhos de idade e não tem limite de idade para iniciar pode ser ao 40, 50, 60 anos ou mais”, conclui.
Dance balé na escola Pontinha dos Pés
A Escola oferece espaços adequados para o aprendizado, incluindo uma sala especial onde os pais podem acompanhar o desenvolvimento das crianças durante as aulas. A equipe conta com 14 colaboradores capacitados para garantir uma experiência única, tanto para os alunos quanto para suas famílias.
A Pontinha dos Pés trabalha com três núcleos distintos: balé infantil (introdução à dança), clássico/juvenil e baby balé. O método exclusivo New Ballet criado por Melina prioriza o desenvolvimento psicomotor, social e artístico das crianças.

A Escola, que já teve alunos selecionados para grandes audições, inclusive na renomada Escola Bolshoi, fica na Rua Barão do Arroio Grande, 500, sala 03, Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul. Faça contato e consulte horários pelo telefone/WhatsApp (51) 99846 8588. Acompanhe a escola pelo Instagram @pontinhadospesbalescs.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!