Na tarde desta sexta-feira, 25, estudantes de grupos que garantiram as três primeiras colocações vão receber prêmios pelo desempenho na Gincana AfroKops, realizada na Escola Estadual Frederico Kops, de Sinimbu. O projeto de gestão sobre Educação Antirracista visa combater o preconceito. Por meio da atividade, grupos de alunos do Ensino Médio trabalharam com tarefas sobre temas como ancestralidade, autoestima, empoderamento e lugar de fala.
Conforme Anelise Nonnenmacher, diretora da escola, o trabalho foi realizado para que os alunos promovessem, dentro do espaço escolar, oportunidades de exaltação da cultura e da luta afrodescendente. “Enxergamos o racismo na nossa escola e iniciamos este ano o trabalho de combate. A gincana nos permitiu trabalhar com nossos alunos temas muito importantes”, relata.
LEIA TAMBÉM: Vídeo do show em que Seu Jorge sofre racismo vaza nas redes
Publicidade
Apoio na gincana
O grupo Empoderadas, de Venâncio Aires, formado por professoras das redes de ensino municipal e estadual, foram convidadas pela Frederico Kops para ajudar na realização da gincana da escola, por conta da experiência com a temática. A partir do convite, as docentes realizaram reuniões com professores da instituição e iniciaram as atividades de maneira online. “A escola estava preocupada com a autodeclaração de seus alunos negros. A partir da realização das atividades, os estudantes vêm assumindo a sua identidade e levando conhecimento de sua cultura para seus colegas e professores. As Empoderadas estão felizes em fazer parte de toda essa construção”, destaca Silvana de Carvalho, professora integrante do grupo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade