Desta vez, quem deu aula na Escola Municipal José Bonifácio, de Linha Andréas, em Vera Cruz, foram os estudantes. Na tarde dessa segunda-feira, 8, durante a assembleia geral de fundação da cooperativa escolar União pelas águas, o grupo de jovens mostrou que força de vontade e entusiasmo podem ser determinantes para o desenvolvimento da comunidade. No auditório da instituição, no segundo piso, os líderes falaram sobre a importância do momento, além de acompanhar as falas de autoridades.
Primeiro presidente da cooperativa, eleito na assembleia, Gustavo Bevilaqua, de 14 anos, disse estar animado com a participação. “É algo novo para mim. Quero aprender muito com isso, porque cada vez que se aprende uma coisa nova, isso influencia lá na frente.” Ainda segundo o aluno do 8º ano, a cooperativa poderá ser um elo entre comunidade e poder público. “Assim é possível ter um meio que consiga levar as demandas à Prefeitura, ou até mesmo promover movimentos entre os moradores.”

LEIA MAIS: Vice-reitora da Unisc participa de reunião estratégica no Palácio do Planalto
Publicidade
A vice-presidente Bruna Berlt, 14, estudante do 9º ano, compartilhava do sentimento de Gustavo. “Está sendo muito legal participar, porque a gente aprende que trabalhando juntos conseguimos ir mais longe. Indico que todos participem, se possível. É maravilhoso.” De acordo com ela, entre os planos da cooperativa está o plantio de árvores às margens do Arroio Andréas, principal fonte de água do município.

Na José Bonifácio, o grupo conta com a orientação da professora Rosenilda dos Santos Machado Thomaz. Durante o evento, ela citou o que a cooperativa vai representar. “Hoje não é apenas um dia de fundação, é o nascimento de uma transformação coletiva guiada pelos valores cooperativistas. Nossa cooperativa nasceu da vontade de fazer acontecer, mesmo na inexperiência, que é o maior tesouro da juventude para inovar com autonomia e democracia.”
LEIA MAIS: Meninas da 9ª edição do “Nós por Elas” apresentam seus boletins de rádio
Publicidade
Iniciativa que acredita no potencial dos alunos
A diretora Neusa Meert citou o momento como um marco para a história da José Bonifácio. “Após muitos convites, neste ano decidimos aceitar o desafio. Sabemos que a cooperativa não é uma brincadeira. Ela exige compromisso e seriedade. E é por isso que vocês estão aqui”, ressaltou.
Ela também destacou o protagonismo da turma participante. “Eu percebi o quanto é importante a gente acreditar no potencial dos alunos. Os valores do cooperativismo se fundem com a missão do projeto político pedagógico, que fala em criar pessoas autônomas e críticas, com conteúdo e conhecimento.”
LEIA MAIS: “Vai ser uma virada de chave na educação”, afirma secretária sobre política de alfabetização
Publicidade
Durante o momento solene, a secretária municipal de Educação, Micheli Rech, salientou a importância de iniciativas como essa no meio escolar. “Se nós não dermos oportunidade para os jovens, dentro do espaço escolar, onde todos estão, quem vai dar? Na cooperativa, os ganhos não ficam apenas entre professores e alunos. Isso vai adiante, para dentro dos lares de cada um e de toda a comunidade.”
Em sua manifestação, o presidente do Sicredi, Heitor Álvaro Petry, reforçou o papel da educação para a transformação. “Por meio dela, com certeza, temos a chance de mudar nosso mundo para melhor, com mais paz, fraternidade e justiça. E o cooperativismo prega exatamente isso”, salientou. “É a união de todos em torno de interesses comuns. É isso que vocês vão aprender muito nessa jornada.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!