As escolas estaduais da região do Vale do Rio Pardo vinculadas à 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e que estão entre as selecionadas para a primeira fase de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) têm até a próxima terça-feira, 23, para encaminhar a ata de adesão assinada pela comunidade escolar. O envio deve ser feito por meio de formulário eletrônico disponibilizado às direções.
As instituições aptas vinculadas à 6ª CRE são:
- Escola Estadual de Ensino Médio Margit Kliemann – Gramado Xavier
- Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti – Vale Verde
- Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Fischer – Vale do Sol
- Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler – Venâncio Aires
- Escola Estadual de Ensino Médio Professor Fabio Nackpar dos Santos – Candelária
- Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann – Santa Cruz do Sul
- Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese – Lagoa Bonita do Sul
- Escola Estadual de Ensino Médio Cristo Rei – Passa Sete
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Affonso Pedro Rabuske – Santa Cruz do Sul
- Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira – Venâncio Aires
- Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Nunes de Oliveira – Pantano Grande
Lista completa das instituições aptas
Publicidade
De acordo com a chefe da Divisão de Educação Integral em Tempo Integral da Secretaria da Educação, Isabela Vieira, essa etapa é decisiva. “Somente as escolas em que a comunidade manifesta concordância poderão avançar para a implementação em 2026. É esse movimento que garante que o tempo integral seja construído de forma participativa e alinhada à realidade de cada instituição”, destacou.
A expansão do EMTI tem sido acelerada nos últimos anos. Enquanto em 2018 eram apenas 11 escolas no Estado, atualmente já são mais de 300 unidades com a oferta. O modelo amplia a jornada para, no mínimo, 35 horas semanais, integrando a formação geral com projetos de vida, disciplinas eletivas, clubes de protagonismo juvenil e cursos técnicos.
LEIA TAMBÉM: Avanços e desafios do Ensino Médio em tempo integral são debatidos em Santa Cruz
Publicidade
Cursos técnicos em destaque
Todas as escolas que avançarem para a implementação terão cursos técnicos integrados ao currículo, ofertados de acordo com a carga horária escolhida. Dentre os cursos que poderão ser ofertados pelas instituições aptas estão Administração, Planejamento e Controle da Produção, Agronegócio, Marketing, Meio Ambiente e Agroindústria.
Essa oferta garante que os estudantes, além da formação geral, possam desenvolver competências técnicas e profissionais alinhadas às vocações de cada região, ampliando as oportunidades de inserção no mundo do trabalho e de continuidade dos estudos.
LEIA TAMBÉM: Sete em cada 10 alunos do ensino médio usam IA generativa em pesquisas
Publicidade
Benefícios do modelo
O EMTI amplia o tempo de permanência dos estudantes na escola, garantindo jornada mínima de 35 horas semanais e integrando disciplinas da formação geral com projetos de vida, eletivas, clubes de protagonismo e cursos técnicos. Dados de avaliações externas já comprovam que os alunos do tempo integral apresentam resultados superiores em Matemática e Língua Portuguesa, além de menor evasão e maiores chances de ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho.
Após a análise das atas, a relação final das escolas que efetivamente implementarão o EMTI em 2026 será divulgada na próxima quinta-feira, 25. A consolidação dessa etapa é essencial para garantir o planejamento da rede, a organização das equipes escolares e a oferta dos cursos técnicos previstos.
Mais informações sobre o modelo estão disponíveis no Portal Tempo Integral.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade