Uma variedade de atividades alusivas aos povos indígenas está em desenvolvimento nas escolas da rede municipal durante o mês de abril. A ideia é valorizar e integrar saberes ancestrais ao currículo escolar, promovendo uma educação que respeita e fortalece a riqueza cultural e a identidade de cada povo indígena.
Na Escola Nossa Senhora da Glória a turma do quinto ano A, coordenada pela professora Sibeli Rauber, organizou murais na escola, a partir das curiosidades pelos povos indígenas: instrumentos musicais, artesanato, jogos e brincadeiras, moradias, acessórios e pinturas, culinária e outros.
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E nas aulas de Arte com o professor Sandro André Arruda Miranda, juntamente com a turma do quarto ano C, com a professora Luana Iserhardt se explorou o grafismo, decorando as escadas internas da escola com essa expressão artística indígena.
A turma da Educação Infantil, nível A/B, da tarde, com a professora Silvane da Silva também conheceu a cultura indígena, explorando diferentes tipos de materialidades, inspirada na história literária de Ana Maria Machado, O Menino Poti.
“Ao introduzir o livro ‘O Menino Poti’ em sala de aula, pude proporcionar às crianças uma conexão direta com a cultura indígena, suas tradições e valores. A história nos ensina sobre a importância da natureza e da convivência harmônica com o meio ambiente, e despertou a curiosidade e o respeito dos pequenos em relação a essas ricas culturas”, diz a professora.
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Ainda na EMEF Glória a turma da Educação Infantil, nível B, tempo integral, com as professoras Adriane Conceição e Raquel Sheila Machado, se explorou a arte com as crianças inspiradas no grafismo indígena. A professora Milena Goetze, na turma do primeiro ano C planejou atividades de alfabetização a partir de histórias e vídeos, os quais retratam as tradições e os modos de vida indígenas.
A turma do primeiro ano B, tempo integral, com a professora Mara Janaína Morais Silveira, realizou diferentes atividades com recursos variados, como pinturas, recortes e montagens de murais, para representar um pouco da cultura dos povos originários.
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Já a professora Tânia Kist, na turma do primeiro ano A, surpreendeu as crianças com musicalização, cujas composições revelam a cultura do povo nativo. A professora Silvana Junkerr e estudantes do segundo ano realizaram pesquisa em grupo elaborando cartazes e apresentando a pesquisa na sala de aula.
As escolas multisseriadas também aproveitaram para estudar o assunto. Na EMEF Ipiranga, a professora Sirlei Justimann Molz confeccionou um livreto sobre a cultura Iidígena, compilando todas as atividades acerca da temática, além do filme “Tainá”, e deste a oralidade e a escrita foram bem desenvolvidas. E na EMEF Padre José de Anchieta, a professora Vânia Meyer Simianer planejou e promoveu momentos para refletir com os estudantes sobre a história dos povos indígenas, vem como o conhecimento sobre o seu vocabulário, por meio de construções coletivas de acrósticos e outros textos.
Ainda na EMEF Adolfo Boettcher, a professora Maria Henn, com a turma do segundo ano, tempo integral, procuraram fazer uma viagem no tempo e descobrir que a história do Brasil começou com os indígenas. Além disso, conheceram brincadeiras dessa cultura que foram experimentadas por eles no pátio da escola.
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