Na sessão da última segunda-feira, 31, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou indicação para que um novo sistema de bocas de lobo seja adotado no município, permitindo a retirada de resíduos que antes entrariam na rede pluvial da cidade.
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova a contratação de 135 atendentes de Emei
O texto foi assinado pelo vereador Leonel Garibaldi (Novo), mas a ideia é de um garoto de apenas 9 anos. Augusto Quoos de Castro, com a mãe Alessandra, percebeu acúmulo de folhas e galhos perto de um bueiro na esquina da Rua Thomaz Flores com a 28 de Setembro. Não pensou duas vezes.
Publicidade
Vestiu o uniforme de escoteiro, pegou pazinha, vassoura e limpou o local. “Augusto sugeriu a instalação do sistema móvel de captação de resíduos sólidos, conhecido como bueiro inteligente”, citou o vereador ao defender a aprovação da indicação na tribuna da Câmara.
LEIA TAMBÉM: Bombeiros de Venâncio Aires resgatam cão preso em tubulação
Como funciona
O equipamento é composto por um cesto coletor, inserido na entrada do bueiro, para reter e armazenar todo tipo de resíduo, orgânico ou artificial, deixando apenas a água passar por ele. Dessa forma, melhora a qualidade da água que vai para o sistema de drenagem e escoamento pluvial. Agora, cabe ao Executivo avaliar a possibilidade de implantação das bocas de lobo inteligentes, tornando a ideia de Augusto uma realidade.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade