O cantor cearense Antônio Carlos Belchior, que faleceu em Santa Cruz do Sul em 30 de abril de 2017, cidade na qual vivera anônimo por vários anos, motiva lançamento de livro neste sábado. A partir das 17 horas, outro cearense, o escritor Alberto Perdigão, de Fortaleza, estará no Café Dona Boleira, na Rua Marechal Floriano, 77, no Centro, para autografar Belchior: a construção de um mito na literatura de cordel. Nomeado de “Na Parede da Memória” e aberto ao público, o evento contará ainda com tributo ao ídolo da MPB e roda de conversa com Perdigão, que é jornalista e mestre em Políticas Públicas e Sociedade.
Lançado neste ano pela editora RDS, e com 308 páginas (a R$ 70,00), o livro resulta de investigação sobre as biografias de Belchior publicadas em livros e em folhetos da literatura de cordel. A pesquisa reuniu nove livros e 19 folhetos que biografam o cantor.
“A vida, a obra e a morte do Belchior são narradas de formas diferentes nos livros e nos folhetos”, enfatiza o autor. De acordo com a pesquisa, a maior diferença está no que se refere à morte dele. “Enquanto a mídia tradicional condena Belchior por conta dos anos de sumiço e põe um ponto final na morte, o folheto absolve Belchior e o eterniza num céu que é próprio do cordel”, finaliza.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Construarte e outras atrações: veja a agenda do fim de semana
Um olhar atento à cultura popular e ao folclore
Em roteiro pelo Estado, o jornalista cearense Alberto Perdigão, acompanhado da esposa, Amanda Gontijo, psicóloga e psicanalista, permaneceu por alguns dias em Porto Alegre e depois visitou Gramado. De lá, deslocaram-se para Santa Cruz na quinta-feira.
Na sexta-feira, em divulgação do lançamento do livro neste sábado, o autor participou do programa “Rede Social”, da Rádio Gazeta FM 107,9, comandado por Rogério Rochenbach. Na oportunidade, detalhou sua investigação envolvendo livros e folhetos de cordel sobre Belchior.
Publicidade
À noite, retornou à emissora, para participar do programa “Revista da Noite”, conduzido por Luiz Henrique Kühn, o Ike. Ali, esteve na companhia do escritor Roni Ferreira Nunes e de Leila Figueiredo, proprietários do Café Dona Boleira, sede do evento deste sábado. Perdigão e Amanda retornam a Fortaleza neste domingo.
LEIA TAMBÉM: Convivência próxima com Belchior é tema de livro de jornalista radicado em Santa Cruz
Em entrevista à Gazeta do Sul, enfatizou sua expectativa pelo lançamento da obra na cidade onde Belchior, nascido em Sobral (CE), passou seus últimos anos ao lado da companheira, Edna Prometeu. “Espero que possamos fazer uma roda de conversa, com manifestações do público. E a proposta é fazer um tributo, de maneira que alguém poderá interpretar alguma das canções dele”, ressalta.
Publicidade
Perdigão integra a Rede Folkcom de pesquisadores de folkcomunicação (voltada à cultura popular e ao folclore). Para revista do grupo, elaborou artigo no qual analisou a referência a Belchior em oito folhetos de cordel. Ampliou posteriormente seu olhar também para livros convencionais. Ele é autor ainda de Política e literatura de cordel, de 2022, e Pretas e pretos na literatura de cordel, de 2023, pela mesma editora, além de outras obras.
Serviço
- O QUÊ: evento “Na Parede da Memória”, tributo ao cantor Belchior, com lançamento do livro Belchior: a construção de um mito na literatura de cordel, do jornalista e escritor cearense Alberto Perdigão, com sessão de autógrafos e bate-papo. A entrada é franca.
- QUANDO: neste sábado, 31 de maio, a partir das 17 horas.
- ONDE: no Café Dona Boleira, na Rua Marechal Floriano, 77, no centro de Santa Cruz do Sul
- PARA ADQUIRIR: exemplares estarão à venda no local por R$ 70,00
Publicidade