A pauta da sustentabilidade e sua aplicação no meio corporativo volta ao debate na terceira edição do evento ESG Experience. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul e a Universidade do Município (Unisc) o encontro terá uma programação diversificada com apresentação de palestras e cases de empresas de âmbito local, estadual, nacional e internacional.
Sucesso de público em 2023 e no ano passado, a expectativa é que nesta edição o evento se consolide como uma referência na área da sustentabilidade no Estado. O 3º ESG Experience ocorre no dia 21 de agosto, das 8 horas às 17h30, no Memorial da Unisc, e conta com o patrocínio das empresas Alliance One, BAT, JTI, Peterson Solutions, China Brasil Tabacos, Solled, Excelsior Alimentos, Philip Morris Brasil, Sulpel e Gazeta Grupo de Comunicações.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz avalia impactos da reforma tributária e estratégias para melhorar as contas públicas
Publicidade
Conforme o diretor de ESG da ACI, Cassio Arend, o intuito principal do evento é de fomentar a agenda ESG na nossa região, oportunizando o compartilhamento de experiências e de boas práticas nos negócios. “Temas como sustentabilidade, mudanças climáticas, economia de baixo carbono, interação com stakeholders e transparência na gestão são uma realidade presente nas empresas e serão debatidos no evento”, destaca.
A proposta de ser um grande fórum para troca de experiências e discussão de temas essenciais à agenda ESG (ambiental, social e governança) estará presente ao longo de toda a programação com a presença de palestrantes do circuito nacional.
LEIA TAMBÉM: Produções de Santa Cruz levam três prêmios na Mostra de Curtas Gaúchos
Publicidade
O Diretor Executivo de Agro na Seara, José Antônio Ribas Júnior, fará a palestra de abertura do evento. Coordenador de Inteligência e Experiência do Cliente (CIEX) da empresa, ele apresentará o tema “A Sustentabilidade na produção Agro de Alimentos”.
Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), há 32 anos Ribas atua no setor, 12 dos quais na Seara JBS. Além do mundo corporativo, o empresário está à frente de entidades ligadas ao agronegócio. É presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de SC (Sindicarne SC) e vice-presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).
LEIA TAMBÉM: Presidente da Embratur destaca protagonismo do cinema no fomento do turismo
Publicidade
A medição ficará por conta do CEO da Excelsior Alimentos e Vice-presidente de Indústria da ACI, Luiz Carlos Motta Nunes.
Na sequência, ainda pela manhã, as empresas BAT Brasil e Peterson Solutions apresentarão seus cases de sustentabilidade na área do agro voltados ao tabaco. Destaque também para a apresentação da Produzindo Certo. A CEO e cofundadora da empresa, Aline Lock, é reconhecida por seus esforços para conectar conservação ambiental e produção rural. Listada pelo Forbes como uma das 100 mulheres poderosas do agro e destacada pela revista Dinheiro Rural como liderança do agronegócio na categoria ESG, é considerada uma das inovadoras pelo clima pela Época Negócios.
A programação da manhã se encerra com o painel Gestão de resíduos e sustentabilidade em eventos: cases com impacto. Ao meio-dia, acontece o almoço de integração, na Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc). A ideia é oferecer um espaço para confraternização, networking e trocas de experiências entre os participantes.
Publicidade
Participe do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp
ESG na prática
A parte da tarde será dedicada às ações nas áreas ambiental, social e de governança. No painel ambiental, as empresas Philip Morris Brasil, China Brasil Tabacos, Sulpel Soluções Ambientais. Solled Energia e WG Energia vão compartilhar suas experiências nesta área na aplicação do ESG.
No campo social e de governança, a Fundação de Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (FUPASC) apresentará o uso da ferramenta matriz da materialidade na construção do relatório de sustentabilidade da organização. Haverá também a apresentação dos cases da Amitié Espumantes e Vinhos e da JTI, que abordará as ações da empresa para redução do trabalho infantil através da educação.
Publicidade
VEJA TAMBÉM: FOTOS: evento na antiga Estação Férrea celebra o Dia do Patrimônio Cultural
Programação
Manhã
- 8 horas – Abertura e credenciamento
- 8h30 – Abertura oficial do evento.
- 9 horas – Palestra Sustentabilidade na produção agro de alimentos – com José Antônio Ribas Júnior, Diretor Executivo de Agro e CIEX na Seara
- Mediação: Luiz Carlos Motta Nunes, CEO da Excelsior Alimentos e Vice-presidente de Indústria da ACI
- 10 horas – Coffeebreak
- 10h15 – Cases
– Sustentabilidade Ambiental na Produção de Tabaco e programa de agricultura regenerativa – com Carolina Kohmann, Gerente de Sustentabilidade e Comunicação da BAT Brasil.
– Agricultura Regenerativa voltada para a cultura do Tabaco – com Paulo Roberto da Rocha, especialista em Manejo e Conservação do Solo, atua globalmente como consultor em Agricultura Regenerativa na Peterson Solutions.
– Regenerando o Agro: O Papel das Parcerias na Transformação da Paisagem Rural – com Aline Lock, CEO e cofundadora da Produzindo Certo.
Mediação: Débora Leonhardt da Silva, Diretora Ambiental da ACI
- 11h15 – Debate e perguntas
- 11h30 – Gestão de resíduos e sustentabilidade em eventos: cases com impacto
- 12 horas – Almoço de integração Associação de Docentes da Unisc (Adunisc)
Tarde
- 13h30 – Cases – Ambiental
– Philip Morris: transformando negócios com propósito e impacto ESG -com Jorge Struecker, Gerente de Engajamento e Negócios de Tabaco da Philip Morris Brasil.
– Sustentabilidade Ambiental na Prática: da Operação à Comunidade – com Edislene Pinheiro Caseiro, Coordenadora de Programas de Sustentabilidade da China Brasil Tabacos (CBT)
– Reciclagem do plástico na economia circular – com Cassio Paulus Calheiro, Coordenador de Operações na Sulpel Soluções Ambientais
– Soluções Inteligentes para um Futuro Sustentável: Como Energia Limpa Redefine o ESG – com Mara Andrea Schwengber, CEO da Solled Energia e da WG Energia
Mediação: Cássio Arend, Diretor de ESG da ACI
- 15 horas– Cofeebreak
- 15h15 – Cases – Social e Governança
– Uma decisão estratégica: construção do relatório de sustentabilidade da FUPASC pela matriz de materialidade – com Sebastião D. Bohner, Coordenador de Sustentabilidade da FUPASC e Eduardo Assmann, sócio-diretor da PERENAR.
– De uma amizade nasceu o sonho de empreender. De uma amizade e de muita experiência no mercado do vinho. Duas trajetórias que se cruzaram para criar juntas a Amitié! Com – com Juciane Casagrande Doro, sócia-proprietária da Amitié Espumantes e Vinhos
-“ARISE – Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação” com Sirlei Aparecida Klöppel, Supervisora de Projetos ESG na JTI
Mediação: Cássio Arend, Diretor de ESG da ACI
- 17 horas – Encerramento
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!