Com informações de Romar Beling/enviado especial
A 11ª Conferência das Partes para o Controle do Tabaco (COP-11) começou nesta segunda-feira, 17, em Genebra, na Suíça, marcada por restrições de acesso e dificuldades enfrentadas por lideranças e equipes técnicas para ingressar nas salas onde ocorrem as discussões.
Em meio ao cenário de tensão e incerteza sobre os rumos das políticas globais de controle do tabaco, o enviado especial da Gazeta Grupo de Comunicações, Romar Beling, entrevistou o deputado federal Heitor Schuch (PSB). O parlamentar relatou, em vídeo enviado de Genebra, na Suíça, as dificuldades enfrentadas pela comitiva para acessar a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-11). Segundo ele, mesmo inscrito como observador pelo Parlamento do Mercosul (PARLASUL), segue “na esperança, na expectativa de poder entrar na conferência”. O parlamentar representa o Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia no órgão.
Publicidade
Schuch explicou que o credenciamento tem sido travado pela organização do evento. Ele afirmou que foram solicitados e-mails e documentos. Ainda, relatou que o encaminhamento oficial feito pelo presidente do PARLASUL foi ignorado, o que o obrigou a reapresentar tudo.
LEIA MAIS: “A política antitabagista é inexiste. E quando existiu, era ineficiente”, afirma Edivilson Brum
Apesar dos entraves, o deputado diz manter otimismo. “Como diz o ditado que esperança é a última que morre, ainda estou esperançoso de que a gente possa participar, pelo menos como observador”, frisou. O deputado federal reforçou que a participação é fundamental para “fazer um link com a representação do setor” e informar tanto aos presentes quanto aos brasileiros “o que estão falando da principal cultura do Sul do Brasil”.
Publicidade
Confira no vídeo abaixo a íntegra a entrevista do deputado federal Heitor Schuch

Publicidade