Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TEATRO

Espetáculo de artista venâncio-airense vira pesquisa acadêmica

O espetáculo teatral “Iya Dudu”, do artista Sergio Rosa, de Venâncio Aires, foi tema de pesquisa no livro “Educação e Estratificação Social – Debates Interdisciplinares”, publicado pela editora CRV em 2024. A peça, que está em cartaz desde 2019 e já foi assistida por mais de 14 mil pessoas em mais de 60 municípios gaúchos, foi analisada pela mestranda em Gestão Educacional Synara Kehl Tapparello, de Nova Petrópolis, então integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinaresem Educação e Estratificação Social (Gepiees) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim.

O capítulo, de 11 páginas, intitulado “A Educação Antirracista e o Teatro Como Enfrentamento ao Racismo nas Escolas – Uma abordagem da desigualdade social na perspectiva do sujeito negro”, utiliza a obra de Rosa para sustentar teoricamente a importância e a necessidade da educação antirracista no ambiente escolar, conforme previsto na Lei 10.639/2003.

Synara Tapparello destaca que sua intenção foi “trazer uma frente para o teatro também e de alguma forma divulgar o trabalho do Sergio, sem fazer propaganda, mas sustentando teoricamente a produção”. Ela reforça a importância da conscientização e mobilização para trazer mais cultura para dentro das escolas, tornando a referida lei “mais ativa” e buscando mudanças sociais.

Publicidade

Para o artista Sergio Rosa, o reconhecimento acadêmico da sua arte é um passo importante para o ativismo. “É muito gratificante e importante quando a arte vira ferramenta de estudo, acessando os espaços acadêmicos, mostrando a sua importância e necessidade como instrumento de transformação racial e social.” Ele acrescenta que, como ativista negro, ter sua arte transcendo o palco e potencializando sua arte negra enquanto “um ato político” é uma forma de perpetuar legados.
O espetáculo, que circula por diferentes regiões do estado e tem como principal público estudantes e professores a partir do sexto ano do ensino fundamental, segue em cartaz.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.