O Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado (DDV/Seapi) informou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na quarta-feira, 14, a ampliação do prazo para o plantio da soja no Rio Grande do Sul até 15 de fevereiro. Os produtores que necessitarem realizar, de forma excepcional, a semadura fora do calendário oficial deverão pedir autorização à Seapi, por meio de formulário online.
O calendário de semeadura da soja definido pelo Mapa vai de 1º de outubro de 2025 a 28 de janeiro de 2026, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja. Entre os fatores que motivaram o pedido de ampliação estão as condições climáticas adversas e o plantio tardio da cultura do milho no Estado. “É uma alternativa relevante para o produtor que precisa desse tempo a mais”, diz o secretário da Agricultura, Edivilson Brum.
LEIA TAMBÉM: Colheita do milho no Rio Grande do Sul será aberta na próxima semana
Publicidade
De acordo com o documento encaminhado ao Mapa, o atraso no plantio das lavouras de milho, em razão das condições climáticas, assim como as chuvas ocorridas em dezembro de 2025 e janeiro de 2026, tendem a retardar a colheita da cultura em algumas situações. “Esses casos justificam a prorrogação do prazo de semeadura em situações pontuais, especialmente nos cultivos de soja em sucessão ao milho, cultura estratégica para o Estado”, observa o diretor do DDV, Ricardo Felicetti. O DDV disponibiliza os seguintes contatos para sanar dúvidas e disponibilizar mais informações: (51) 3288 6294, (51) 3288 6289 e [email protected].
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade