Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

MUDANÇA

Estado autoriza intercâmbio entre vacinas AstraZeneca e Pfizer

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) autorizou nessa terça-feira, 26, que pessoas vacinadas com primeira dose da AstraZeneca e que estejam com a segunda em atraso, mais de oito semanas de intervalo, possam receber a segunda com a vacina da Pfizer. A demanda surgiu por causa do desabastecimento da AstraZeneca informado por algumas cidades. O assunto foi pauta de reunião extraordinária da SES com representantes das secretarias municipais de Saúde.

LEIA TAMBÉM: Veja como será a vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira em Santa Cruz

A chefe da divisão de vigilância epidemiológica da SES, Tani Ranieri, ressalta que esse tipo de intercambialidade já tem segurança comprovada. “Estudos em vários países mostram que há uma boa resposta imunológica para essa troca. O importante agora é que as pessoas não deixem de completar o esquema com a segunda dose e possam garantir uma maior proteção contra a Covid-19”, afirmou.

O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), Maicon Lemos, frisou ainda o apoio da entidade à decisão. “É uma medida que responde aos anseios de muitos municípios. Até agora, 121 cidades já haviam nos relatado essa falta de AstraZeneca para a segunda dose da população, mas sabemos que esse número tende a aumentar nos próximos dias”, comentou. O governo do Estado já solicitou mais doses desse laboratório ao Ministério da Saúde e aguarda o recebimento.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.