Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO GRANDE DO SUL

Estado busca destravar prorrogação de dívidas rurais com apoio financeiro próprio

Foto: Marcio Souza

O governador Eduardo Leite encaminhou, nesta quarta-feira, 28, um ofício ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) solicitando urgência na aprovação da prorrogação das dívidas dos produtores rurais gaúchos, duramente afetados por eventos meteorológicos extremos nos últimos anos. A proposta visa beneficiar mais de 124 mil produtores que enfrentam dificuldades financeiras após perdas significativas causadas por estiagens e enchentes.

A medida seria deliberada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na quinta-feira, 22, mas a divulgação do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 2º bimestre, que impôs um severo ajuste fiscal, evidenciou a dificuldade do governo federal em viabilizar o orçamento necessário para a aprovação imediata da proposta.

LEIA TAMBÉM: Deputados vão pressionar o governo federal sobre a securitização da dívida dos produtores rurais

Publicidade

Diante do impasse, Leite anunciou que o governo estadual está disposto a assumir os custos do primeiro ano da prorrogação, estimados em R$ 136 milhões, por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) ou outra fonte compatível. A proposta será formalizada por meio de convênio com a União.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.