A partir das 14 horas desta quarta-feira, 10, estará disponível para consulta pública a relação completa dos 372.011 servidores estaduais (ativos e inativos) vinculados ao Poder Executivo. A divulgação dos quantitativos dos cargos públicos e os respectivos salários atende a uma determinação do governador José Ivo Sartori, através do decreto 52.387, publicado na edição do Diário Oficial do Estado da última sexta-feira, 5, e que reforça o princípio constitucional da publicidade administrativa.
Para obter informações sobre a remuneração dos funcionários da administração direta, fundações e autarquias, basta acessar via internet o site http://transparencia.rs.gov.br. Ao clicar no link “Outras Informações”, o usuário deve em seguida entrar em “Pessoal”. Na sequência, clicar na opção “Poder Executivo”, onde estarão disponíveis as informações sobre os servidores com os respectivos salários, cargos e funções.
Uma equipe de técnicos da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e do Tesouro do Estado trabalhou desde a semana passada para atualizar a relação dos cargos com a identificação do respectivo funcionário. Ainda nessa terça-feira, 9, o setor de Tecnologia de Informação da Secretaria da Fazenda (Sefaz) desenvolveu uma nova ferramenta de busca para facilitar o acesso às informações.
Publicidade
Nos mesmos moldes dos demais poderes, basta o usuário digitar o nome do servidor para dispor das informações sobre o total da remuneração bruta, adicionais/percentuais de avanços, parcelas indenizatórias (quando houver), abono permanência (quando houver), férias (no mês que recebe), gratificação natalina (no mês que recebe), total de descontos legais e o valor líquido do salário. A divulgação contempla os cargos de provimento efetivo e em comissão, as funções gratificadas, empregos celetistas e inativos e pensionistas pagos pelo Tesouro do Estado.