Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

centro serra

Estado investe R$ 3,8 milhões na construção de Escola Indígena em Salto do Jacuí

Foto: Saul Teixeira/Ascom SOP/RS

A nova Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Guarani, em Salto do Jacuí, está prestes a virar realidade. O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), investirá R$ 3.805.152,17 na construção do prédio. A unidade contará, entre outros, com biblioteca, quadra poliesportiva e cinco salas de aula, colocando a instituição no patamar de escola indígena padrão.

O projeto prevê, ainda, a construção de auditório, laboratórios de Ciências e de Informática, refeitório, cozinha, banheiros, sala infantil e sala de professores, entre outros espaços. A área total construída será de 4,6 mil metros quadrados, beneficiando 60 alunos na reserva indígena do Saltinho, no interior do município.

LEIA MAIS: VÍDEO E FOTOS: Coworking Cultural deve ser aberto ainda em 2022; veja como será

O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, assinou a Ordem de Início dos Serviços, na última terça-feira, 11, no gabinete da Secretaria de Obras e Habitação, em Porto Alegre. “A escola padrão será fundamental para manter e fortalecer as raízes, a cultura e a história da comunidade Guarani”, refletiu. Ele também destacou o trabalho conjunto entre a SOP e a Seduc como determinante para o sucesso da iniciativa.

A empresa responsável é a MTX CONSTRUÇÕES LTDA. As obras serão fiscalizadas pela SOP por meio da 9ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP), com sede em Cruz Alta. O prazo de execução é de 360 dias corridos.

Saiba mais

Ao todo, no Rio Grande do Sul, são 90 escolas indígenas e mais de 7 mil estudantes distribuídos nas regiões das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Cruz Alta, Osório, Guaíba, Santo Ângelo, Erechim, Palmeira das Missões, Três Passos e Gravataí.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.