Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mundo

Estado Islâmico toma controle de cidade estratégica no Iraque

A facção terrorista Estado Islâmico anunciou neste domingo, 17, ter tomado controle de Ramadi, capital de Anbar, maior província do Iraque. A perda da cidade, que fica a apenas 100 quilômetros da capital Bagdá, foi admitida pelo porta-voz do governo da província Muhannad Haimour, e foi considerada a maior vitória militar do EI no ano.

Apesar do primeiro-ministro Haider al Abadi ter determinado que as tropas iraquianas mantenham suas posições, a maior parte dos soldados já abandonou a cidade. Al Abadi também ordenou que militares xiitas do país se preparem para lutar na cidade, que é de maioria sunita.

As forças do grupo terrorista saquearam o quartel-general de Ramadi -tomando conta de um grande depósito de armas- e executaram apoiadores do governo iraquiano, segundo fontes do jornal “The New York Times”.

Publicidade

Nas contas de Haimour, ao menos 500 civis e seguranças foram mortos nos últimos dois dias no entorno de Ramadi, cuja população é de aproximadamente 500 mil pessoas.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.