Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

rio grande do sul

Estado lança campanha mercadológica para atrair turistas no inverno gaúcho

Estratégia de prolongar a temporada até setembro busca distribuir melhor o fluxo turístico | Foto: Divulgação Setur

O governo do Estado lançou uma nova campanha mercadológica com foco no turismo de inverno. Intitulada “Viva o Inverno Gaúcho”, a iniciativa tem como objetivo manter o Rio Grande do Sul como destino nacional durante os meses mais frios, com ações previstas até setembro. A campanha também estimula o turismo interno, para que os gaúchos vivam intensamente as experiências, paisagens e sabores do Rio Grande do Sul. A proposta é, também, mostrar que o Estado está pronto para receber turistas além do período de férias escolares, ampliando a movimentação. A campanha faz parte da estratégia do Plano Rio Grande.

LEIA TAMBÉM: Associação apresenta setor do tabaco a deputados federais gaúchos

A ação se dá em um momento estratégico. No primeiro trimestre de 2025, o Estado registrou crescimento de 84% nas chegadas internacionais, resultado do esforço de reposicionamento do turismo após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho e reflexo também da Campanha Nacional de Turismo, lançada em setembro de 2024. A Secretaria de Turismo (Setur) entende que, para consolidar esse avanço, é necessário buscar novas fatias de mercado e manter o Rio Grande do Sul em evidência como destino durante todo o ano.

Publicidade

Sobre a campanha

A campanha “Viva o Inverno Gaúcho” é um movimento de união entre o poder público e o trade turístico. A iniciativa estimula a criação de conteúdos regionais, convida empreendimentos e prefeituras a aderirem ao selo e disponibiliza materiais como jingle, vídeos e identidade visual para uso coletivo.

LEIA TAMBÉM: Proposta que reduz benefícios fiscais é aprovada com urgência na Câmara dos Deputados

Publicidade

O objetivo é promover o turismo interno e atrair visitantes dos principais mercados emissores do país, com foco em praças prioritárias como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Distrito Federal. Para isso, estão previstas ações em mídia tradicional, veículos de comunicação, ambiente digital, redes sociais e em pontos estratégicos como aeroportos, salas de cinema e avenidas de grande circulação, ampliando a visibilidade do destino Rio Grande do Sul durante os meses mais frios.

Selo será utilizado por empreendimentos, municípios e entidades

Um dos destaques é o selo “Viva o Inverno Gaúcho”, que pode ser utilizado por empreendimentos, municípios e entidades do setor. Embora lançado com a campanha, o selo foi pensado para seguir sendo utilizado de forma descentralizada, servindo como marca de identificação para experiências de inverno no Rio Grande do Sul.

Mais fluxo fora da alta temporada tradicional

A estratégia de prolongar a temporada até setembro permite desconstruir a associação direta do turismo de inverno apenas ao mês de julho e às férias escolares. Com isso, busca-se distribuir melhor o fluxo turístico, evitar picos de demanda e estimular visitas fora da alta temporada tradicional.

Publicidade

A campanha também reforça o papel do turismo como agente de reconstrução econômica e emocional do Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, o governo aposta no poder da colaboração para ampliar sua presença nos mercados estratégicos e mostrar ao país a retomada do Estado.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.