Eleito pela primeira vez a uma cadeira na Câmara no pleito de 2024, com 938 votos, Abel Trindade (PL) foi o primeiro convidado de uma série de entrevistas no programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta FM 107,9, com os vereadores santa-cruzenses, respeitando a ordem alfabética. O parlamentar fez uma avaliação das conquistas e desafios de seu primeiro ano ocupando uma cadeira no Legislativo municipal. Na conversa com os jornalistas Carina Weber e Marcio Souza, ele destacou que teve sua atuação focada nas áreas da educação e segurança.
Ao todo, Trindade apresentou dez projetos na Câmara ao longo de 2025: quatro foram sancionados e hoje são lei no município, três seguem em tramitação, um foi rejeitado, um vetado pelo Executivo e outro retirado da pauta. Desses, ele destaca a proposta da Escola Sem Partido, a primeira apresentada em seu mandato, que acabou sendo rejeitada pelos vereadores por 8 votos contrários contra 7 favoráveis. O projeto tinha como objetivo orientar o comportamento de funcionários, responsáveis e professores das escolas da rede municipal a não adotarem “condutas que pudessem angariar a simpatia a determinada corrente político-partidária-ideológica”.
LEIA TAMBÉM: Ações para ampliar a reciclagem de lixo devem ganhar força em Santa Cruz após audiência pública
Publicidade
“Foi o projeto que mais me marcou. Quando fizemos a votação, fiquei surpreso em como vieram as votações dos próprios colegas da Casa”, relatou o vereador. Ele percebe que, desde que começou a levar essas pautas para o Legislativo, o debate ideológico ficou mais aparente nas discussões. No entanto, observa que as desavenças ficam apenas no campo político, com total respeito de ambas as partes. Outros projetos apresentados que acenderam tais questões foram a proibição do uso de drogas ilícitas em locais de uso coletivo, já aprovada e sancionada, que repercutiu a nível estadual; bem como a chamada “Lei Anti-Oruam”, projeto que proíbe a contratação de shows e artistas que façam apologia ao crime e surgiu originalmente da vereadora de São Paulo Amanda Vetorazzo (União Brasil), com a qual Abel Trindade conversou via e-mail.
Ainda, o vereador citou outros projetos de sua autoria, como o programa Santa Cruz Digital e a inclusão musical para crianças com deficiência; além de 232 indicações que foram feitas ao Executivo, contemplando 30 bairros do município. Para o futuro, Trindade aguarda que, até o fim do ano, sejam votadas as propostas que já apresentou e seguem em tramitação; e garante que já está com matérias prontas para serem apresentadas ao longo de 2026, novamente voltadas à educação e à segurança pública.
Confira a entrevista com Abel Trindade na íntegra:
Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade