Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Estudante de Salto do Jacuí representa o RS na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

Foto: Arquivo pessoal

A estudante do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon, de Salto do Jacuí, Isadora da Costa Nunes, representou o Rio Grande do Sul na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), sediada em Foz do Iguaçu, no Paraná, na segunda semana de agosto. A jovem foi acompanhada pela professora orientadora Dahiane Michel, que a auxiliou na formatação final do documento do projeto que enviou para participar da seletiva ao PJM.

A professora Dahiane e a aluna Isadora durante o evento em Foz do Iguaçu

Antecedendo a etapa internacional, que reuniu estudantes e professores do Brasil, Uruguai e Argentina, Isadora participou da etapa nacional, em maio, representando o RS, juntamente com mais três estudantes selecionados, entre os quais Polyana Teichmann Mathias, da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela Velha, também da região. Na ocasião, em Brasília, Isadora foi escolhida a parlamentar juvenil representante gaúcha para o evento internacional, que contou com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul. Na edição a nível nacional, a temática do encontro debateu a integração regional e as mudanças climáticas. O encontro reuniu 79 jovens estudantes da rede pública, representantes de 26 unidades da Federação, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o bloco do Mercosul e suas instâncias, além de diferentes formas de dialogar e buscar consensos e soluções para problemas comuns.

LEIA TAMBÉM: Jovem de Salto do Jacuí representa o Estado em evento no Senado Federal

Publicidade

No Paraná, as atividades tiveram início na segunda-feira, 11 de agosto, no Marco das Três Fronteiras, e seguiram até a quinta-feira, 14, momentos nos quais Isadora teve a oportunidade de interagir e participar de debates sobre assuntos ligados à educação. Esta foi a 7ª edição do PJM e é a primeira vez que o Brasil é sede da etapa internacional. O tema discutido neste ano foi “Mercosul digital: juventudes e a inteligência artificial”. Para a jovem estudante, representar o RS é motivo de alegria e responsabilidade. “O nosso estado tem muita cultura própria, que merece ser valorizada. A gente às vezes não percebe a grandiosidade disso e o quanto isso impacta na nossa vida e na nossa visão de mundo. Então para mim foi uma responsabilidade. Tentei representar da melhor maneira possível, levar cada aspecto do Rio Grande do Sul para dentro do Parlamento Juvenil, e foi uma experiência muito gratificante.”

Foto: Silvio Vera / PJM

Os jovens parlamentares elaboraram uma nova declaração conjunta do Parlamento Juvenil, a Declaração Regional, documento que expressa as demandas e propostas da juventude do Mercosul. Para isso, as delegações reuniram-se em grupos de trabalho e discutiram questões em cinco eixos temáticos: Participação Cidadã, Integração Regional, Juventudes e Trabalho, Inclusão Educativa e Direitos Humanos. O documento foi aprovado por unanimidade pelos estudantes participantes e será encaminhado aos ministros da Educação dos países-membros e ao Parlamento do Mercosul, com sede em Montevidéu. Isadora foi eleita uma das relatoras da Mesa Diretora da plenária do PJM.

“A oportunidade que eles ofereceram foi de uma extrema valia para o desenvolvimento tanto como estudante como cidadã brasileira. Marcou profundamente a minha vida e mudou a forma de ver o mundo, de ver a integração latino-americana e o quanto os países da América Latina precisam estar unidos para se pôr perante esse mundo tão globalizado. Acho que os estudantes têm que lutar por essa educação que seja libertadora, que provoque eles, e que para que ela seja oferecida com qualidade a gente tem que reclamar o que a gente acha que esteja errado, a gente tem que desconstruir certas coisas. Então a mobilização dos estudantes tem que ser muito forte para que consigamos consertar essas mazelas que existem tanto na sociedade quanto na educação. E também sempre lembrar que gastar em educação não existe, tudo é investimento, e a educação é um processo social que se constrói ao longo da vida da pessoa”, enfatiza Isadora.

Publicidade

O encontro contribuiu para reforçar a importância do protagonismo juvenil, promovendo a troca de experiências, oportunizando momentos de debate acerca de temáticas de interesse comum entre os países-membros do bloco, sobre o qual os estudantes também aprenderam mais sobre o seu funcionamento e instâncias. Para Isadora, assim como para a professora Dahiane, também foi um momento para conhecer as realidades de cada estado e país, visualizando suas semelhanças e diferenças, bem como sobre a cultura de cada região.

Isadora e a professora conhecendo as Cataratas do Iguaçu

Enquanto os estudantes participavam de atividades específicas, os professores reuniram-se em formações. Conforme a professora de História, Dahiane, o encontro foi uma verdadeira imersão. “Nós tivemos atividades formativas dentro da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que foram momentos imersivos, onde nós pudemos trocar ideias e compartilhar experiências com professores de todo o Brasil, e também docentes do Uruguai e da Argentina. Foi um momento muito rico de troca e aprendizados sobre educação, porque a gente conseguiu contextualizar a educação como um todo e entender como os processos educativos acontecem dentro do país e nos países vizinhos”, ressalta.
Ambas também participaram de visitas às Cataratas do Iguaçu e à Usina de Itaipu, uma hidrelétrica binacional. Aluna e professora enfatizam a importância da participação em eventos como este, e o retorno em poder compartilhar com a comunidade escolar a vivência ao longo destes dias, como uma forma de incentivo, partilhando os aprendizados.

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Institutos Federais, universidades e órgãos públicos.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.