Basta seguir a trilha do aroma para chegar até a cozinha da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Affonso Pedro Rabuske, de Linha Santa Cruz. Lá, entre panelas e vasilhas, as merendeiras se empenham para entregar a melhor refeição aos 342 estudantes.
Mesmo que possa ser difícil deixar sobras no prato, às vezes acontece. É aí que entra em ação um super-herói nascido na própria sala de aula: o Guardião do Desperdício. Na fila do refeitório, ou diante das mesas, ele utiliza o superpoder da informação para fazer o bem coletivo. Assim, a bacia dedicada ao depósito dos excessos começa a ficar praticamente esquecida.
A ideia toda nasceu do projeto Merenda escolar, um bem indispensável. Não jogue no lixo!, desenvolvido pela professora Fabiana Miorando, com os estudantes do quarto ano. À tarde, eles se revezam para fazer a orientação aos demais colegas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Nova escola de educação infantil é inaugurada em Candelária
“Todos os dias nós pesamos aquilo que não foi consumido. Antes, chegávamos a registrar dois quilos (ou mais) desperdiçados, por turno. Hoje fica em torno de 200 gramas, ou até menos”, conta a educadora. As atividades, que tiveram início em junho, devem seguir até o fim do ano, mas o aprendizado tem tudo para ser permanente.

Aos 9 anos de idade, a estudante Brenda Moraes Spanevello fala animada sobre a iniciativa. Para ela, os “coleguinhas estão amando ser guardiões”. Dos olhares atentos, e das orientações amigáveis para evitar o desperdício, surge um cuidado coletivo.
Publicidade
De acordo com a jovem, hoje muitos compreendem a importância da ação. “Alguns colegas colocavam comida fora. Agora eles raspam o prato todo.” Até o momento, os 177 alunos do período da tarde estão envolvidos e comprometidos para fazer do projeto um grande sucesso.
LEIA TAMBÉM: Gincana de Língua Alemã terá como tema a sustentabilidade
Mais sustentável
Na Escola Affonso Rabuske, diferentes projetos voltados à sustentabilidade fazem parte do cotidiano. Por meio dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), que permitem relacionar os diferentes componentes curriculares de forma integrada, além de conectá-los com situações vivenciadas pelos alunos em suas realidades, crianças e adolescentes aprendem e se conscientizam.
Publicidade
Segundo a supervisora escolar Elisângela Silveira Barbosa, o projeto apresenta resultado muito positivo. “Essas iniciativas ajudam a tornar nossos alunos mais conscientes. É um aprendizado significativo. Ensinar esses valores permite que se tornem cidadãos mais críticos e conscientes.” No dia 12, inclusive, será realizada mostra de projetos, envolvendo toda a comunidade escolar. O evento ocorrerá no pavilhão da Comunidade Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz, bairro onde a escola está situada.

LEIA TAMBÉM: Estudante de Santa Cruz representará o Estado no programa Jovem Senador 2025
Saiba mais
O projeto Merenda escolar, um bem indispensável. Não jogue no lixo! surgiu após os estudantes observarem a quantidade de alimentos descartados durante o recreio. Além de sensibilizar os participantes, a atividade busca provocar mudanças no comportamento, enfatizando os conteúdos propostos no currículo escolar. Para tanto, foram realizadas visitas à cozinha e à despensa; pesquisas sobre ingredientes utilizados nos preparos; pesagem de recipientes; entre outras ações.
Publicidade
Durante a hora do lanche, três estudantes do quarto ano são os guardiões do desperdício, acompanhando o andamento da refeição e orientando cada um para que não nada vá para o lixo.
A partir das observações, na sala de aula também são desenvolvidos cálculos de medidas de massa, frações, leitura, construção de gráficos, operações, situações problemas, oralidade, escuta atenta, relatos orais, produção de textos, entrevistas, palestras, rodas de conversas, e confecção de cartazes, entre outros.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!