Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MUNDO

EUA anunciam plano de transição para a Venezuela

Navios petroleiros ligados à Venezuela foram interceptados pelas Forças Armadas norte-americanas

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse nessa quarta-feira, 7, que a Casa Branca terá um plano de transição em três fases para a Venezuela. A estratégia americana, segundo o diplomata, consiste primeiro na estabilização do país, seguida da recuperação da economia e uma transição para a democracia.

Rubio detalhou o plano à imprensa americana após uma reunião com senadores de ambos os partidos no Capitólio, em Washington, da qual também participou o secretário de Defesa, Pete Hegseth. O encontro serviu para prestar contas ao Congresso sobre a operação que levou à prisão do ditador Nicolás Maduro.

LEIA MAIS: Governo Trump apresenta nova versão e recua de acusação sobre Maduro

Publicidade

Rubio disse que a Casa Branca tem uma “tremenda influência” sobre a liderança interina da Venezuela, com habilidade para controlar o que eles fazem ou são capazes de fazer. Ainda segundo ele, isso é possível graças não só à prisão de Maduro e à ameaça sobre outras lideranças chavistas como também ao bloqueio parcial das exportações de petróleo venezuelano. Questionado sobre a duração do envolvimento americano, Rubio frisou que haviam se passado apenas quatro dias desde a prisão de Maduro e acrescentou que a transformação a longo prazo do país dependeria, em última instância, do povo venezuelano.

Apreensão de petroleiros

As Forças Armadas dos Estados Unidos interceptaram nessa quarta dois navios petroleiros ligados à Venezuela. Uma das embarcações, no Atlântico, vinha sendo perseguida pelos americanos durante semanas. O outro barco foi interceptado no Mar do Caribe. A interceptação foi confirmada por agências internacionais. A rede estatal russa RT veiculou um vídeo que mostra um helicóptero americano circulando a embarcação em águas internacionais.

LEIA MAIS: Trump nega estar em guerra com a Venezuela

Publicidade

Trump quer ser o único fornecedor

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que a Venezuela comprará apenas produtos feitos em território americano com o dinheiro recebido em acordo para petróleo.

As compras incluirão produtos agrícolas e medicamentos americanos, equipamentos médico e para utilização na melhora da rede elétrica e de unidades de energia, disse. “Em outras palavras, a Venezuela está comprometida a fazer negócios tendo os EUA como seu principal parceiro”, afirmou o líder americano. Washington e Caracas avançam nas negociações para fornecer até 50 milhões de barris de petróleo venezuelano aos EUA.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.