A forma como os cursos de mestrado e doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) impactam a formação de recursos humanos para promover o desenvolvimento regional foi o assunto em pauta no Café Empresarial dessa terça-feira, 9. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, o encontro ocorreu pela manhã no Antigo Bistrô e foi conduzido pelo professor Adilson Ben da Costa, diretor de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu da Unisc.
Em sua apresentação, ele destacou o potencial da universidade como uma ponte entre o setor empresarial e as fontes de financiamento para a formação de profissionais qualificados. “A intenção foi apresentar a pós-graduação da Unisc e como podemos contribuir para o contexto regional e empresarial”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul é o segundo município gaúcho que mais exportou até agosto de 2025
Publicidade
A universidade conta com 89 professores, que atuam em nove programas de mestrado e sete de doutorado, em áreas como Administração, Saúde, Sistemas e Processos Industriais, Desenvolvimento Regional, Educação, Direito, Psicologia, Letras e Tecnologia Ambiental.
A palestra ressaltou o foco da Unisc na resolução de problemas concretos da sociedade. Como exemplo, o professor citou a instalação de um novo laboratório para análise de água, financiado pela Finep, que aumentará a segurança sanitária da comunidade. Outro destaque foi o prêmio Capes de tese de Doutorado, concedido a um projeto sobre mobilidade na área de Fisoterapia que ficou entre os 49 melhores do País e tem como objetivo auxiliar pessoas com deficiência motora.
O Café Empresarial é realizado há mais de duas décadas pela ACI. Mensalmente, oferece aos participantes um momento de integração e promove debates sobre temas atuais para o universo empreendedor. O evento conta com o patrocínio do Antigo Bistrô, Bitencourt Seguros, Cindapa, Dinda Card, Gazeta Grupo de Comunicações, Himarte, Lisaruth, Unisc e Wizard.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Mostra Científica da 6ª CRE incentiva ações pela sustentabilidade
Excelência acadêmica e oportunidades
O professor Adilson Ben da Costa enfatizou que todos os programas de pós-graduação da Unisc são reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O mais antigo, em Desenvolvimento Regional, alcançou a nota de excelência. Ele destacou a importância de atrair profissionais de alto nível para o setor empresarial, apontando a possibilidade de as empresas usufruírem de bolsas gratuitas para mestrado.
“Há bolsas disponíveis por conta da alta qualificação dos cursos de pós-graduação da Unisc”, disse. Além disso, a parceria com a universidade permite a realização de projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e, mais recentemente, a novidade de que alunos de mestrado e doutorado podem fazer estágios em organizações para trabalhar com desafios reais.
Publicidade
Dados sobre a Unisc
- 2.580 titulados (mestrado e doutorado)
- 438 alunos ativos (mestrado e doutorado)
- 278 bolsas ativas (mestrado e doutorado)
- 41 grupos de pesquisa e 25 linhas de pesquisa
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade