Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DONA JOSEFA

Excesso de umidade suspende obras de barragem em Vera Cruz; entenda

Foto: Inor Assmann

Obra está 50% pronta e depende de boas condições climáticas para avançar. Apesar disso, previsão de entrega foi mantida para 2025

As chuvas e o excesso de umidade no solo estão dificultando o andamento da construção da Barragem Dona Josefa, em Vera Cruz. Iniciada em agosto de 2023, a obra enfrentou uma série de desafios, não somente técnicos, mas também climáticos. Mesmo assim, a Prefeitura estima que os trabalhos serão finalizados ainda em 2025, se o clima colaborar. Caso isso não ocorra, a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2026.

Conforme o prefeito Gilson Becker, cerca de 50% das obras estão concluídas e não tem sido possível prosseguir em razão das chuvas e do solo encharcado. “Dessa forma, suspendemos temporariamente a execução até que o tempo estabilize, e quando tivermos dias mais secos, retomaremos os trabalhos”, explica o gestor. Escavação e construção do barramento são algumas das intervenções em andamento, junto com a colocação de material para contenção do barramento.

LEIA MAIS: Barragem de Vera Cruz deve ficar pronta ainda em 2025

Publicidade

Enquanto o clima não colabora, o foco está na infraestrutura viária. As equipes e equipamentos que estavam na barragem foram destinados para a preparação das bases para a pavimentação de 93 ruas urbanas e oito estradas do interior – entre elas a que dá acesso à nova estrutura, em Linha Andréas.

A estrutura terá 16 hectares de espelho d’água e uma capacidade de armazenagem de 250 mil metros cúbicos de água. Serão 250 metros de extensão por 9 metros na parte mais profunda. Depois de pronta e com nível pleno, será capaz de abastecer a população por cerca de 60 dias sem nenhuma captação adicional, garantindo segurança hídrica para o município, cujo consumo médio de água está em aproximadamente 5,5 mil metros cúbicos diários e aumenta conforme o número de habitantes cresce.

O custo total da obra é estimado em R$ 2 milhões, coberto integralmente com recursos próprios do Município. Além da segurança hídrica, há expectativa de que a nova estrutura possa gerar potencial turístico e novos investimentos para aquela região.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.