Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DA REDAÇÃO

Exemplos que ficam na memória

Esta semana, marcada pelo Dia do Colono e do Motorista, nesta sexta-feira, feriado em várias localidades, entre elas Santa Cruz do Sul, foi de intensos trabalhos de produção de conteúdos e de fechamento editorial na Redação Integrada da Gazeta. Com a necessidade da programação antecipada de edição e de arte-final, a edição da Gazeta do Sul dessa sexta-feira trouxe o tradicional caderno especial alusivo a essa data, que agregou, sozinho, mais 24 páginas de leitura ao conjunto costumeiro do jornal. Ao todo, os leitores receberam 44 páginas de leitura, com informação variada sobre as circunstâncias históricas e as marcas de colonizadores e de motoristas na realidade regional.

Em reportagens, esse suplemento, cuja elaboração foi conduzida pelas colegas jornalistas Marisa Lorenzoni e Cláudia Priebe, com a contribuição e colaboração de vários profissionais, contextualizou a presença de imigrantes alemães (e também de outras etnias) na região, no Estado e no País. Ao mesmo tempo, os repórteres foram a campo, no interior e na cidade, para identificar histórias que realçam o legado cultural dos pioneiros, que permanece como um patrimônio para as gerações atuais.
Em igual medida, trajetórias pessoais e profissionais de motoristas foram apresentadas, como exemplos inspiradores de quem transporta riquezas e contribui com seu serviço para o pleno funcionamento de todos os ramos da socioeconomia.

LEIA TAMBÉM: Abrir livros para abrir mentes

Publicidade

Se a sexta-feira foi marcada pelas celebrações alusivas a colonos e motoristas, este sábado não é menos intenso em leituras. Como se pode conferir, esta edição, com suas 60 páginas, traz, além do tradicional caderno Magazine, o suplemento mensal Elas, com as inspiradoras histórias de mulheres atuantes em diferentes segmentos, e um especial de aniversário do Colégio Mauá. Em dois dias, nossos profissionais de produção e edição de conteúdo entregam, desse modo, 104 páginas com leitura variada, isso sem esquecer dos materiais exclusivos elaborados para o Portal Gaz.

Não poderíamos, neste final de semana, que também se reveste de uma pátina de luto, deixar de mencionar o quanto confrangeu a todos a lastimável perda que a comunidade de Santa Cruz do Sul e da região teve na última quarta-feira, com o falecimento da professora e escritora Moina Mary Fairon Rech. Basta mencionar que a sua presença foi ampla e irrestrita ao longo de toda a existência da Gazeta do Sul, nos seus já mais de 80 anos.

LEIA TAMBÉM: Entre os DEFs e a próxima COP

Publicidade

Com sua inteligência e seu entusiasmo, que contagiava a todos os que dela eram próximos, Moina deixa um legado imenso de valorização da cultura e de tudo o que faz bem à memória de Santa Cruz. Que possamos e saibamos, todos, honrar essa obra que ela deixou, lendo-a e relendo-a. Mais: que, inspirados nela, saibamos estar à altura do exemplo de humanidade e comprometimento com a cultura que ela deixou. Descanse em paz, querida e sempre adorável vovó Moina!

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.