Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Expedição Os Caminhos do Tabaco começa pelo Sul; leia

Giovane Weber, Marcio Souza, Alencar da Rosa e Alan Toigo começam roteiro de visitas

Em 2023, a Expedição Os Caminhos do Tabaco começou pelo Paraná, mostrando literalmente o trajeto que o produto faz, desde a propriedade até o Porto de Rio Grande, de onde é exportado para mais de cem países. Agora faz o sentido inverso, começando pelo Sul do Estado e subindo até os municípios paranaenses. A equipe responsável saiu da sede da Gazeta Grupo de Comunicações por volta das 15 horas desse domingo, 18, tendo como destino Camaquã.

A primeira estada foi mais para hospedagem, pois as atividades começaram cedinho nesta segunda-feira, 19, quando foi conhecida a propriedade de Márcio Huhnfleisch Niewinski, em Chuvisca. O destaque foi o alimentador de fornalha, buscando inovações tecnológicas, que será o foco do grupo integrado pelo agroinfluencer e produtor rural Giovane Weber; pelo responsável pela edição e imagens da página Fumicultores do Brasil, Alan Toigo; pelo repórter fotográfico da Gazeta do Sul, Alencar da Rosa, e pelo jornalista Marcio Souza.

LEIA MAIS: Expedição Caminhos do Tabaco viajará mais de 2,6 mil quilômetros

Publicidade

Além de Chuvisca, será conhecida uma propriedade em Camaquã. Ainda nesta segunda-feira, a equipe deixa a Região Sul, tendo como destino o Vale do Rio Pardo. Na terça, 20, será prestigiado o município-sede da Gazeta, Santa Cruz. A terça-feira também terá destaque para São Pedro do Sul, a última das cidades gaúchas.

Em Santa Catarina serão visitadas Canoinhas e Itaiópolis, que se destacam pela produção e aprimoramento. O destino final é o Paraná, onde já está confirmado São Mateus do Sul.

LEIA MAIS: O olhar do produtor: começamos mais uma expedição

Publicidade

Diversificar e buscar a inovação são prioridades

A propriedade de Márcio Huhnfleisch Niewinski, na localidade de Guaraxaim da Serra, em Chuvisca, no Sul do Estado, serve de referência ao foco da expedição neste ano: está aberta à inovação e à tecnologia, como forma de facilitar o trabalho e representar melhores resultados. Além disso, garante a diversificação para ampliar a renda familiar, com produção de suco e vinho artesanal orgânico e uva, e plantio de milho, soja, trigo, batata-doce, aipim e verduras.

Propriedade mantida por Márcio Niewinski, em Chuvisca, adota as inovações como forma de proporcionar novas fontes de receita | Foto: Arquivo Pessoal

LEIA MAIS SOBRE A EXPEDIÇÃO OS CAMINHOS DO TABACO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.