Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SETOR SUPERMERCADISTA

Expoagas consolida posição como vitrine de oportunidades e inovação

Multidão ocupou todos os espaços do Centro de Eventos da Fiergs para visitar os mais de 500 expositores de diferentes segmentos

Multidão ocupou todos os espaços do Centro de Eventos da Fiergs para visitar os mais de 500 expositores de diferentes segmentos | Foto: Edmundo Carvalho

Consolidada como um dos maiores eventos direcionado aos supermercadistas, a 42ª Expoagas começou na manhã dessa terça-feira, 20, e seguirá até esta quinta-feira, 21, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Mais do que um espaço para exposição e negócios, a feira transformou-se na vitrine para novos produtos.

Um dos exemplos é a linha Mais Molho, apresentada pela marca Orquídea, que se anuncia como a massa com a capacidade de maior absorção. O diretor da empresa, Marcelo Tissot, destacou o potencial do evento para implementar as inovações da marca. “Nós costumamos trazer sempre os últimos lançamentos para a Expoagas, que gera boas oportunidades de negócios”, frisou.

LEIA TAMBÉM: Municípios da região receberão unidades odontológicas móveis do governo federal

Publicidade

No mesmo setor, o Grupo Estrela, dono da marca Panfácil, aproveitou a oportunidade para apresentar novidades. Reconhecido por suas farinhas e pães congelados, o grupo faz simultaneamente dois importantes movimentos, que representam – mais do que novas linhas de produtos – novos mercados.
O primeiro é a entrada no segmento de massas secas, com uma linha que atende à demanda do varejo e dos consumidores acostumados à qualidade das farinhas Panfácil. Outra novidade vem da parceria com a espanhola Europastry, um dos maiores fabricantes mundiais de panificação congelada.

Assim como a empresa, mais de 500 expositores se esmeram para atrair a atenção dos empreendedores, que buscam novidades e boas oportunidades de negócios para renovar e ampliar os estoques. A Expoagas também é tida pela Excelsior Alimentos como um momento para divulgação e ampliação de mercados, pois atrai visitantes de todo o Brasil. O CEO Luiz Motta reforça o fato de que a organização participa desde a primeira edição da feira.

Participe aqui do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp

Publicidade

Essa longevidade na parceria da empresa santa-cruzense com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) motivou a entrega de uma placa a Motta pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo. “Além da realização de negócios, um dos objetivos da Agas é reconhecer o pioneirismo das empresas que contribuíram decisivamente para a história de sucesso dos 42 anos do nosso evento”, afirmou.

O dirigente explicou que o suporte dos fornecedores resultou no crescimento da Expoagas ao longo dos anos, destacando sobretudo 2024. No ano passado, o Centro de Eventos da Fiergs ficou sob as águas da maior catástrofe natural registrada no Estado. “O presidente [Claudio Bier] me ligou e disse que poderíamos organizar o evento que ele garantiria a estrutura. E aconteceu”, relembrou.

LEIA TAMBÉM: Aprovado projeto que equipara profissionais do Mais Médicos a demais funcionários municipais

Publicidade

O setor também mostra-se otimista com o andamento da legislação que permitirá aos supermercados, mediante contratação de farmacêuticos, a venda de medicamentos que não demandam retenção de receitas. A Expoagas terá nesta terça as palestras Onde está a felicidade, com Miguel Falabella, às 9 horas; e Que oportunidades a reforma tributária tem para você, com Ricardo Amorim. As inscrições podem ser feitas pelo site www.agas.com.br.

Capacitação além de negócios

A Expoagas também tem como destaque as oportunidades de capacitação, com palestras de especialistas no setor e convidados especiais. A abertura, por exemplo, foi com painel mediado pelo ex-secretário estadual de Justiça e atual analista político do Grupo Bandeirantes, Fernando Schüler. Ele apontou o momento como enriquecedor, evidenciando que os diferentes segmentos atuam de forma equilibrada com a realidade política e econômica do Brasil.

Participaram do painel o subsecretário estadual da Casa Civil, Gustavo Paim, que representou o governador Eduardo Leite; o ex-atleta Dunga; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi; o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, e o dirigente eleito para a próxima gestão, Lindonor Peruzzo Júnior. Eles trataram do tema Transformação – O renascimento do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Painel de abertura debateu a sociedade, o mercado e a política na economia nacional | Foto: Marcio Souza

Chegaram a um consenso sobre a necessidade de estabelecer diálogo para as questões nevrálgicas da economia, como a ampliação das tarifas sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Um presidente não tem capacidade de ligar para o outro. Se um cliente chega com algum problema no supermercado, a gente resolve, não deixa dessa forma”, apontou Longo.

Dunga, por sua vez, defendeu que os lideres brasileiros devem unir o País e não dividir, como tem acontecido atualmente. “Temos que ter líderes que nos agregam, nos unem, não nos afastem”, ressaltou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.