Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 25, a Expoagro Afubra 2025. A cerimônia contou com a presença de autoridades, políticos, público geral e imprensa. O ato, que teve também a participação do vice-governador, Gabriel Souza, foi realizado no pórtico de entrada da feira, por volta das 10 horas. A maior feira voltada à agricultura familiar segue até sexta-feira, 28, em Rincão Del Rey, em Rio Pardo, no parque situado à margem da BR-471, com entrada gratuita.
Em seu discurso, o presidente da Afubra, Marcílio Drescher, destacou que, na Expoagro, o agro entra em sintonia, pois as exposições e os debates se cruzam com os desafios do setor, desde o pequeno agricultor familiar até os maiores produtores. “Aqui o produtor encontra tecnologia para cada vez mais facilitar o trabalho, para produzir mais e melhor.” Ele também ressaltou a importância da preservação do meio ambiente, que tem destaque dentro da feira.
LEIA MAIS: Expoagro Afubra começa nesta terça-feira; veja programação do primeiro dia
Publicidade
Drescher também mencionou as dificuldades que o setor enfrenta e a falta de medidas voltadas à redução do custo de produção, o que poderia resultar em alimentos mais baratos. “O agro garante o alimento de cada dia deste país e mundo afora. Sempre seremos o agro da salvação”, finalizou.
O tema da edição deste ano é SuperAção – a cada desafio, a cada dificuldade, uma nova história de superação. A escolha foi motivada pelo fato de centenas de propriedades produtoras de tabaco terem sido atingidas pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em abril e maio do ano passado. Além de valorizar o trabalho das famílias do campo, a 23ª Expoagro vai comemorar os 70 anos de fundação da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), criada em 21 de março de 1955.


Publicidade