Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

em candelária

Expocande do centenário espera receber 40 mil pessoas

Foto: Rodrigo Assmann

Primeira noite de evento foi momento de celebrar a recuperação do município e o retorno da festa após a enchente de 2024

Exatamente um ano após o início da enchente que assolou o Rio Grande do Sul, Candelária celebrou na noite dessa quarta-feira, 30, a volta por cima na abertura da 11ª Exposição Industrial, Comercial, Serviços e Agronegócios de Candelária (Expocande 2025). Apesar dos impactos provocados pelas enxurradas e inundações, que resultaram no cancelamento do evento em 2024, a estrutura destruída foi reconstruída. Com isso, a expectativa é receber 40 mil pessoas até domingo, dia 4, no Parque Municipal Itamar Vezentini.

Além da programação cultural e musical, a Expocande conta com quantidade recorde de expositores – 130 no total – com diversidade de produtos e serviços. Eles estarão espalhados nos ginásios e na área externa. No segmento de vestuário está a Origem Natural, que trouxe ao evento um catálogo variado de roupas e acessórios de couro legítimo. As mais procuradas são as jaquetas de couro feminina e as carteiras.

LEIA TAMBÉM: Fenachim marca retomada e reforça a resiliência do povo do Rio Grande do Sul

Publicidade

A empresa, que surgiu em Sobradinho há quase duas décadas, marca presença em Candelária há alguns anos. Inclusive havia adquirido seu espaço no ano passado e agora retorna porque, segundo o vendedor Marcelo Dassi, a Expocande é sinônimo de boas vendas. E com a queda na temperatura, as expectativas são boas. “Há um potencial não só para vendas diretas, mas futuras também”, destacou.

Já a Giacomini Alimentos, da região da Quarta Colônia, expõe pela primeira vez no evento. Criada em 1998, a empresa familiar preserva as receitas passadas por gerações e apresenta uma série de embutidos, do salame – inclusive com pimenta e noz-moscada – à copa. Um dos sócios, Renan Giacomini, relatou que outros feirantes falaram sobre os potenciais da Expocande. Assim, diante da oportunidade de aumentar o número de clientes, decidiram adquirir um estande.

Para o produtor, a estrutura do evento está muito boa. E com a previsão de tempo firme para os próximos dias, a expectativa de bons negócios só aumenta.

Publicidade

Clima favorável aumenta as expectativas

Durante a abertura da Expocande, o prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, o Rim, destacou que o clima na cidade é de retomada dos negócios. Nesse sentido, o evento contribui para evidenciar os potenciais da comunidade, sobretudo a infraestrutura preparada para receber os visitantes. 

Em especial, por se tratar do ano em que são celebrados os 100 anos de emancipação política do município. “Pelo semblante de alegria nas pessoas, nossa expectativa é muito grande. Vamos ter dias lindos, com muito sol, propícios para comemorarmos e aproveitarmos toda a programação.”

LEIA TAMBÉM: Pavilhão Agropecuário valoriza o setor rural na 17ª Fenachim com mais de 30 espaços

Publicidade

O presidente da Expocande 2025, Jorge Mallmann, enalteceu o apoio da classe política e da comunidade local e regional para a retomada do evento. Muitas famílias precisaram ser salvas e o município chegou a ficar isolado por mais de 30 dias, levando ao cancelamento da edição de 2024.

Porém, a exemplo do povo gaúcho, Candelária se reergueu e agora pode demonstrar para todo o Estado a força e a riqueza local. “Aqui estamos, um ano depois, para finalmente entregar uma realização que vem carregada de sacrifícios e dificuldades que pareciam insuperáveis”, afirmou.

Para saber

A Expocande é uma realização da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), com apoio da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) e parceria da Prefeitura de Candelária e Câmara de Vereadores. A feira tem o patrocínio da Corsan, Farmácias São João, Banrisul, Caixa Federal, governo federal, Afubra, Secretaria Estadual de Turismo, Sicredi, SindiTabaco, JTI, Celetro, BRDE, Badesul – Agência de Fomento do Rio Grande do Sul, Botucaraí Alimentos, Rede de Postos Nevoeiro, JF Terraplenagem e Ponto.com. Conta ainda com o estímulo da lei federal de incentivo à cultura, do Ministério da Cultura.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.