A força da música de Antonio Vivaldi ganha cor e forma nas telas de Luiz Alberto Werner, o Lula. Inspirado nas célebres As Quatro Estações, o artista plástico apresenta uma nova exposição que convida o público a percorrer os ciclos da natureza traduzidos em obras de óleo sobre tela. O vernissage da exposição As Quatro Estações de Vivaldi ocorrerá no próximo dia 10, às 19h30, no Residencial Rosa Center (sala 6 do 2º piso).
A exposição, que foi montada em cinco anos de pesquisas e trabalho de pintura, conta com 41 obras de diversos estilos. Segundo Werner, o projeto consiste em uma tela de apresentação e dez conjuntos de quatro telas (primavera, verão, outono e inverno). Ao ouvir a Primavera, de Vivaldi, Werner conta que sentiu um impacto emocional tão forte que decidiu mergulhar na obra do compositor.
LEIA TAMBÉM: Restauração da Igreja Matriz de Rio Pardo entra na etapa final e deve ser concluída em dezembro
Publicidade
Isso o levou a escutar as outras composições e perceber como elas despertavam diferentes sentimentos. “Me motivou a levar essa experiência também para a pintura”, relembra. O artista ressalta que o momento atual é propício para reflexões, em razão da transição emocional. “Percebo que todos temos bem definidas em nós as quatro estações no comportamento humano.”
Para Werner, traduzir música em pintura é um processo que ultrapassa a técnica. “São coisas que só a alma pode transmitir”, afirma. Ele explica que buscou a “simbiose entre inspiração e emoção” para criar cores e formas capazes de despertar diferentes sensações no público.
Segundo o artista, as telas refletem elementos das estações e convidam a reflexões sobre alegria, força, introspecção e o despertar de uma nova consciência, reativando memórias ligadas à essência e à natureza sagrada de cada um.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Comunidade do interior de Santa Cruz é cenário de gravações de filme alemão
Acredita que esse seja o projeto mais especial de sua carreira, pois o fez pensar sobre o papel do artista não apenas como um criador de obras decorativas, mas um transformador de conceitos. “Eu me dedico a retratar e enaltecer o belo e o alegre, pois acredito que a arte tem uma influência muito grande no comportamento humano.”
Luiz Alberto Werner espera que as pessoas sintam o que cada estação representa ao olharem para as obras, especialmente como são influenciadas pelas estações emocionais. Segundo o artista, a intenção é promover a conexão entre as cores e a atmosfera física e espiritual das estações. A exposição ficará disponível até o próximo dia 31 e poderá ser abrigada em outros locais em breve.
Publicidade
Serviço
- O quê: exposição As Quatro Estações de Vivaldi, de autoria de Luiz Alberto Werner
- Abertura: 10 de outubro, às 19h30
- Local: Residencial Rosa Center (sala 6 do 2º piso), na Rua Tenente Coronel Brito, esquina com a Rua Tiradentes, em Santa Cruz do Sul
- Visitação: segunda a sexta-feira, das 9 horas às 11h30 e das 14 horas às 17 horas. Nos sábados, das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas
- Redes sociais: Facebook e Instagram (LulaWernerOfficial)
- Realização: Rosacruz Incorporadora
- Apoio: Posser Dick Birk Advocacia de Negócios, Flex Santa Cruz Comunicação Visual, Posto Imigrante, Cicamp Saúde Ambiental, Lupagraf, Savedra Atelier, RBR Soluções Financeiras, Emffoko, Restaurante Paragem e Panificadora Jamaica
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade