A exposição fotográfica Faces italianas no Rio Grande do Sul será aberta nesta terça-feira, 12, às 18h30. O material fica exposto no saguão do bloco 1 no campus-sede da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e reúne fotos feitas por Giovani Ronchetti. Na abertura, haverá participações do Coro do Circolo Culturale Bella Italia e violinista Jacheti.
A atividade, organizada pela Unisc Idiomas, escola de línguas da Universidade, permanece por 15 dias no campus. Ronchetti é aluno de Língua Italiana da Unisc Idiomas e retratou no trabalho a face de pessoas que representam a força da cultura e a contribuição desta para o desenvolvimento da região e do Estado.
LEIA TAMBÉM: Escola Guilherme Hildebrand exibe documentário sobre intolerância religiosa
Publicidade

“Meu motivo principal para fotografar a cultura italiana é valorizar, por meio de um retrato fotográfico, a história e o trabalho dos descendentes de italianos, levando em consideração que as gerações passadas trabalharam duro para que muito da sociedade que existe hoje seja realidade. Retratar essas personalidades é uma forma de preservar a história e a imagem se torna ponte entre o passado e o presente, conectando gerações”, explica o fotógrafo.
Segundo Ronchetti, a escolha do que retratar se deu a partir do entendimento de que cada sobrenome italiano carrega em si uma representação.
“Pode ser um tipo de trabalho desenvolvido antigamente, ou uma região geográfica da Itália, ou alguma mistura de culturas, significados e idiomas. Assim, o projeto iniciou a partir da pergunta: quem carrega um sobrenome italiano trabalha com o seu possível significado? A partir daí, a exposição responde a uma pequena parte dessa pergunta e abre espaço para a curiosidade e para novos questionamentos”, afirma.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Espetáculos infantis “O Mirabolante” e “Mu e Malu” têm sessões gratuitas nesta sexta
Língua
Para a coordenadora da Unisc Idiomas, Daiane Lopes, o evento demonstra que o ensino linguístico só é capaz de ocorrer, em sua amplitude, quando se conhece a história de um povo.
“Esta exposição fala de subjetividades, de memórias, de força e de coragem. Aqui, observamos rostos que simbolizam tudo isso. São pessoas de origem italiana, retratadas em fotos que contam, através da imagem, uma narrativa, um recorte da vinda dos imigrantes para a nossa região. Assim conseguimos aprender com o outro e valorizar essa origem, que, na verdade, é a de todos nós”, salienta Daiane.
Publicidade

Saiba mais
Giovani Ronchetti é bacharel em Design e fotógrafo profissional há 8 anos. Já foi indicado a Fotógrafo Revelação de Casamentos pela Inspiration Photographers em 2021. Hoje, ele conta com fotografias premiadas nacionalmente e internacionalmente por associações como FineArt Association e Inspiration Photographers.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade