Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SINIMBU

Exposin tem mudança de local neste ano; veja detalhes

Foto: Rodrigo Assmann

Feira Comercial, Industrial e Agropecuária ocorre de 13 a 16 de novembro, com destaque para a programação cultural. Lançamento foi nessa quarta, à noite

Sinimbu prepara-se para receber a comunidade do Vale do Rio Pardo durante a 20ª Feira Comercial, Industrial e Agropecuária (Exposin), nos dias 13 a 16 de novembro. Para celebrar as duas décadas de história, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu (Cacis) preparou uma programação cultural que promete atrair visitantes de toda a região para o município.

Neste ano, a fumicultura, principal atividade econômica, foi escolhida como tema do evento para ser homenageada e valorizada. O campo ainda ganhará destaque na Feira da Agricultura Familiar, que terá 200 metros quadrados de área. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o potencial dos produtores locais.

LEIA MAIS: ExpoSin lança programação voltada à fumicultura

Publicidade

O primeiro dia será marcado pelo 1º Fórum Regional do Esporte, seguido dos tradicionais Jogos Rurais. A abertura oficial será embalada por Rogério Magrão e banda. No dia 14, uma sexta-feira, haverá o Encontro Regional da Melhor Idade e o Fórum Regional de Turismo. À noite, o grupo Os Atuais subirá ao palco, juntamente com a Banda Destaque Nacional e Kauê Brixner, apresentando sucessos do sertanejo universitário.

No dia 15, os talentos locais ganharão evidência no festival Sinimbu Mais Bela Voz. Haverá ainda o Encontro Regional de Soberanas e a tradicional Corrida da Amizade. Já a noite será animada pelas bandas Nave Som e Destinu’s.

E no último dia, a programação começa com a final da Copa dos Vales de Mountain Bike. Na sequência, ocorrerá o desfile temático nas ruas da cidade. A cultura dos imigrantes será homenageada nos jogos germânicos. Para encerrar as apresentações municipais, subirão ao palco as bandas Bierfest, Magia Musical e Pandora.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: ExpoSin garante R$ 40 mil do governo do Estado para o Pavilhão da Agricultura Familiar

A programação foi apresentada nessa quarta-feira, 10, à noite, na sede da Cacis. O clima de festa, com homenagens à fumicultura, serviu de aquecimento para as atrações de novembro. Na promessa de uma edição histórica, evidenciou-se que a Comunidade Evangélica de Sinimbu voltará a sediar o evento, retornando às suas origens. 

Com outra configuração, o parque terá uma nova estrutura, com 3 mil metros quadrados de área coberta para permitir a circulação das famílias pelas atrações. A dois meses para o começo do evento, a Cacis contabiliza 75% dos espaços vendidos para expositores da indústria, comércio e gastronomia. Haverá ainda um parque de diversões para as crianças.

Publicidade

Autoridades do município se reuniram nessa quarta para convidar a comunidade do Vale do Rio Pardo a fazer parte da feira histórica | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA TAMBÉM: Aluna do Senac Santa Cruz participa de competição nacional de confeitaria

Mostrar que município conseguiu se reerguer

O presidente da Cacis e Exposin 2025, Thomas Koch, destacou que a volta do evento à Comunidade Evangélica foi uma mudança significativa. Segundo ele, contribui para uma estrutura ainda melhor que a das edições anteriores, com mais expositores e conforto para receber os visitantes. Na sua avaliação, é uma oportunidade para o evento voltar com força total, após ter sido impactado pelas enchentes do ano passado.

“Com tanta dificuldade, também precisamos trazer alegria e festa para a comunidade. E apesar de todos os desafios que ainda temos, devemos celebrar e relembrar os 20 anos de Exposin, uma das feiras mais tradicionais da nossa região”, destacou. “Queremos mostrar para a região que conseguimos nos reerguer.”

Publicidade

O prefeito Wilson Molz assegurou que o município está pronto para receber a comunidade local e regional. Afirmou também que é momento de parar de lamentar e levantar a cabeça. “Passou o que passou, perdemos o que perdemos. Recuperamos já a energia e o vigor. A cidade está praticamente recomposta”, disse.

Koch: vitrine para potenciais de Sinimbu | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.