Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Redes Sociais

Família de Santa Cruz protesta contra falta de água no interior

ATUALIZADO ÀS 22H20

Sem água há pelo menos sete dias uma família que reside no interior de Santa Cruz do Sul resolveu protestar nas redes sociais em busca de uma solução para o desabastecimento. Mãe das gêmeas Klara e Katharina, de 9 meses, a professora Débora Vogt publicou no Facebook uma foto das meninas ao lado de uma mensagem pedindo a finalização da rede hídrica em Linha Monte Alverne e o abastecimento por meio do caminhão pipa. 

A família possui um reservatório de 5 mil litros que é abastecido com auxílio do caminhão. Segundo Débora, o pedido de água junto à subprefeitura do distrito de Monte Alverne foi feito no dia 4 de fevereiro. No dia 9 a família ficou desabastecida e a espera pelo caminhão já dura uma semana. “A subprefeitura não soube nos informar o motivo do atraso”, disse.

Publicidade

Para as tarefas do dia a dia, a família usa a água acumulada por meio da calha da residência. O esposo de Débora também busca água potável na casa da mãe, que fica a 3 quilômetros de onde residem. É lá que as roupas da família são lavadas. Débora também questiona um edital publicado no dia 10 de fevereiro autorizando a paralisação da obra de rede hídrica no local. “No ano passado fizemos até um protesto trancando o asfalto que dá acesso à área urbana do distrito. Infelizmente, somente quando os problemas são expostos na mídia e redes sociais é que conseguimos soluções”, desabafou.

Conforme o secretário de Meio ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Marcelo Diniz, a obra que levará água para os moradores de Linha Monte Alverne está 90% concluída. “Agora falta apenas finalizar a parte elétrica e realizar os testes de vazão”, explicou. Já com relação à demora no abastecimento por meio do caminhão pipa, Diniz afirma que os pedidos devem ser realizados somente junto à secretaria de Meio Ambiente e que possivelmente houve alguma falha de comunicação entre os setores.

O secretário afirmou ainda que o envio da água para a localidade estaria ocorrendo normalmente ao longo das últimas semanas. Pouco depois das 21 horas desta segunda-feira, a família recebeu o caminhão pipa para abastecer o reservatório.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.