A professora Kesia Strassburger, de 35 anos, aproveitou a primeira semana do ano para ir à Clip Graffite comprar o material escolar dos filhos Leo Henrique, 7, e Maitê, 10. O adiantamento permite à família planejar o orçamento e aproveitar as férias. “Não queremos deixar para a última hora”, afirmou.
A educadora não foi a única. Embora o período de recesso seja visível nas ruas de Santa Cruz do Sul, a procura por material escolar se intensificou nas papelarias nos primeiros dias de 2026. De acordo com os comerciantes, quem opta por antecipar as compras tem muitas vantagens. Além de não enfrentar grandes filas, há descontos na maioria dos produtos – que, também em grande parte, apresentaram estabilidade nos preços em relação ao ano passado.

LEIA TAMBÉM: Sancionada lei que reconhece professores da educação infantil como profissionais do magistério
Publicidade
Segundo a gerente da Clip Graffite, Suzete Rios Machado, há casos em que as famílias passaram a buscar os produtos das listas antes do Natal. Porém, a partir dessa semana, o número de clientes aumentou – e deve se acentuar em fevereiro, com a proximidade do calendário escolar. A loja oferece um cartão para os clientes, no qual é possível parcelar em até dez vezes sem juros, além de promoções que ocorrem periodicamente.
Não faltam variedades de personagens nos cadernos, estojos e demais materiais. As principais tendências, segundo Suzete, continuam sendo as capivaras e Stitch, o alienígena fofo do filme Lilo & Stitch. Há ainda produtos para os fãs de Hello Kitty e cantores sertanejos, muito requisitados. “Vai depender muito do gosto de cada aluno”, acrescentou.

Diante da antecipação das famílias, a Multimix Bazar e Utilidades iniciou a campanha “Volta às aulas” para atrair as famílias. A cada R$ 100,00 em compras de material escolar, os clientes concorrem a uma mochila Bic. De acordo com o proprietário, Francis Júnior Winter, a procura tem sido por cadernos com pets nas capas, com ofertas a partir de R$ 7,99.
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estado divulga classificação do Banco de Cadastro Temporário para a educação
“É o momento para comprar com tranquilidade”
Tradicionalmente, a professora Jéssica de Lima Marques, de 27 anos, e o bombeiro Aloir Júnior Silva Marques, 31, compram os materiais do filho Pedro Emanuel Marques, 6 anos, na Rippel Papelaria. Uma vez que o movimento aumenta em fevereiro, eles preferem se antecipar, o que permite deixar tudo organizado agora e encontrar os itens da lista escolar por um menor preço. “Como as listas de materiais são extensas, procuramos nos organizar no início do ano”, explicou Jéssica.

Conforme a gerente, Sandra Rios Ritter, as listas de materiais enviados para o estabelecimento aumentam a cada dia. Uma das vantagens de comprar nesse período são os descontos nos valores dos principais itens. “Essa época é ainda mais calma. Mas em fevereiro será intenso. Então, quem deseja comprar com mais tranquilidade, é melhor fazer agora”, recomendou.
Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade