Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Feira AABB Coins é oportunidade para praticar educação financeira

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Um projeto que alia educação financeira e disciplina está fazendo a alegria da garotada do Programa AABB Comunidade. Na manhã desta terça-feira, 8, aconteceu mais uma edição da Feira ABB Coins, na sede da AABB. Os alunos tiveram a oportunidade de efetuar transações econômicas, adquirindo produtos como material escolar básico, brinquedos, doces e lanches.

Como explica a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, o AABB Coins é um projeto que surgiu para ensinar os alunos a lidar com o dinheiro desde a infância.“O projeto traz a implementação de um sistema monetário próprio, em que os alunos aprendem a administrar seus investimentos e usufruir dos benefícios trazidos por eles. Quanto mais cedo eles entenderem acerca das relações econômicas, mais preparados estarão para lidar com as finanças de uma forma saudável”, disse.

Crianças compraram produtos como material escolar básico, brinquedos, doces e lanches

Um exemplo de quem já está aprendendo a cuidar direitinho das suas economias é o Henrique da Silva Lopes, 13 anos, aluno da turma do 6º ano da Emef Harmonia. De toda a turma, ele pode ser considerado um milionário. Enquanto a maioria dos colegas tinha cerca de 40 AABB Coins no banco, ele tinha para resgatar 60 AABB Coins. “A gente aprende a economizar o dinheiro. Guardei 20 e agora tenho bastante”, contou ele.

Publicidade

O que também contribuiu para essa soma polpuda que o Henrique acumulou até a data de hoje foi outro aspecto fundamental do projeto: a disciplina. Ele não perdeu nenhum pontinho por comportamento e cumpriu na íntegra todas as regrinhas.

Como explicou Jaqueline, as regras do projeto são construídas no início do ano letivo, em conjunto com os alunos. Logo de saída, todos ganham 40 AABB Coins e além das questões relacionadas à própria administração dos recursos, como poupar, investir e comprar, que fazem aumentar ou reduzir o valor inicial, outros também pesam no cálculo final. “A disciplina e o bom comportamento também fazem a diferença. Não usar uniforme, deixar de comparecer às aulas, desrespeitar o colega ou o instrutor e outras faltas causam perdas nesses rendimentos”, observou.

Faceiros, pra lá e pra cá na feirinha, estavam os alunos Bryan Pierre Santos Machado, 7 anos, e Vítor da Silva Soda, 8 anos, ambos da Emef Guilherme Hildebrand. Eles aproveitaram o dinheirinho guardado para adquirir estojos novos e utilizar nas oficinas do AABB Comunidade. “Eu peguei este porque gosto do Homem-Aranha. Vou guardar pra colocar meus lápis”, contou o pequeno Bryan, exibindo orgulhoso o material novo. Para adquirir o que gosta, ele já sabe que é preciso economizar. “Eu cuido porque se eu gastar tudo, não vou ter depois”.

Publicidade

AABB Coins é um projeto que surgiu para ensinar os alunos a lidar com o dinheiro desde a infância

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.