Começa nesta quarta-feira, 18, a Feira da Produção de Vera Cruz. Considerado o maior evento do calendário do município, chega à 15ª edição em 2025 com o tema Tabaco e suas raízes e mantém a principal característica: o acesso gratuito, inclusive para a arena de shows. Com melhorias na infraestrutura, o Parque de Eventos terá os espaços tradicionais e também novidades, como o Espaço Vila Thereza, em parceria com a Gazeta Grupo de Comunicações.
Segundo o prefeito Gilson Becker, a temática foi escolhida para homenagear a cultura que moldou a história e a economia de Vera Cruz. Além disso, a Feira da Produção destaca a identidade local. “É uma vitrine do que temos de melhor: a força da nossa agricultura familiar, a criatividade de nossos empreendedores e o espírito acolhedor da nossa gente”, afirma.
LEIA MAIS: 15ª Feira da Produção terá shows gratuitos e acesso ao parque com reconhecimento facial
Publicidade
De olho na sustentabilidade e seguindo a tendência de outros eventos, como a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, a Feira da Produção não terá mais distribuição de copos descartáveis para a venda de bebidas. Os visitantes poderão trazer o próprio copo ou adquirir as unidades reutilizáveis, ao custo de R$ 5,00. O chope será vendido por R$ 10,00 e é proibido o ingresso no local com bebidas externas, isopores, coolers e outros recipientes usados para armazenamento de bebidas.
O número de estandes é mais um indicativo da consolidação e sucesso da feira. Neste ano serão 265 espaços comerciais, com ambiente próprio para a agricultura familiar, artesanato e ampla programação cultural. Além disso, a praça de alimentação e o restaurante receberam melhorias para garantir mais conforto e comodidade ao público. Estará presente também o Center Park, um dos maiores parques de diversões itinerantes do País, com brinquedos para todas as idades.
LEIA MAIS: Vera Cruz se prepara para receber a Feira da Produção; veja programação
Publicidade
Uma grande novidade que promete agitar a Feira da Produção é o Espaço Vila Thereza. Totalmente revitalizado e pensado para ser uma das principais atrações, terá mais de mil metros quadrados de área coberta, piso renovado, integração com a praça de alimentação, expositores e um palco para atrações musicais. A Rádio Gazeta FM 101,7 terá programação especial e transmissão ao vivo do local.
Gastronomia e segurança em evidência
Na gastronomia, a Feira da Produção se destaca por oferecer uma praça de alimentação exclusiva para consumo imediato de produtos das agroindústrias locais, da região e de outras partes do Estado. Outra novidade será o restaurante colonial, empreendimento vera-cruzense que estará presente no parque.
“A cada ano, nosso parque vai passando por reformulações para cada vez mais atender a todos os públicos. Inclusive, em relação à segurança, é uma feira muito familiar, um local tranquilo para transitar sem preocupação”, afirma a coordenadora da feira, Larissa Franke.
Publicidade
LEIA MAIS: Feira da Produção destacará a importância do tabaco
A segurança foi planejada em conjunto com a Brigada Militar e a empresa Cindapa. O parque contará com monitoramento por câmeras de reconhecimento facial, drones com câmeras térmicas e central de vigilância integrada, além de efetivo policial reforçado.
“Nas 14 edições anteriores não tivemos nenhum registro de furto ou roubo de carro, e queremos manter essa estatística zerada. Para isso, estamos implementando, pela primeira vez, o acesso com reconhecimento facial”, acrescenta o vice-prefeito Ângelo Hoff.
Publicidade

LEIA MAIS: João Neto e Frederico será o show nacional da 15ª Feira da Produção; veja programação
Para tanto, todos os visitantes deverão entrar pelo portão principal, onde a foto será feita. Hoff esteve no local na tarde de ontem para acompanhar a montagem das estruturas. Ele falou sobre a previsão de tempo instável para o começo desta semana.
“A condição climática é uma variável que nós não controlamos. Então, temos duas opções: ficar bravos ou aceitar e levar a festa com leveza, e escolhemos a segunda.” A partir de hoje, o parque está aberto para que os expositores montem os estandes.
Publicidade