Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Feira de Artesanato e Economia Criativa reuniu cerca de 80 expositores neste domingo em Santa Cruz

Foto: Claudine Friedrich

A Praça da Bandeira se transformou em um espaço de celebração da arte, do artesanato e da economia criativa neste domingo, 13. A tradicional Feira de Artesanato e Economia Criativa, promovida pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, reuniu cerca de 80 expositores que ocuparam o centro da cidade com produtos feitos à mão, diversidade cultural e ações solidárias.

Da manhã até o início da noite, o público encontrou itens como peças em madeira, artigos de decoração, gastronomia artesanal, vestuário, literatura e fotografias. Tudo com o toque único de quem produz com as próprias mãos e imprime nas criações o espírito da região. Mais do que uma feira de vendas, o evento reforça o papel do trabalho autoral na geração de renda e no fortalecimento da identidade local.

“São iniciativas assim que movimentam a cidade, geram renda, criam redes de apoio e fazem com que a população conheça e valorize quem produz aqui, com identidade e dedicação”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Festival Nacional da Galinha Recheada divulga atrações da 9ª edição; veja

A participação dos expositores revela histórias que conectam tradição e inovação. O fotógrafo Leo Barreto, por exemplo, vive em Santa Cruz desde 2023 e levou ao evento imagens autorais feitas na região. As fotografias retratam paisagens, personagens e aspectos culturais locais. “O intuito é retomar a vontade das pessoas de terem fotografia impressa em casa”, comenta. As molduras, feitas de forma artesanal na Ecovila Karaguatá, em Rio Pardinho, e as impressões, realizadas em papel especial por um estúdio na Bahia, completam o trabalho cuidadoso do artista.

Outra figura conhecida nas feiras do município é a artesã Delmira Hoffmann, 75 anos, moradora de Linha Pinheiral. Com mais de 20 anos de experiência no artesanato, ela levou guirlandas, toalhas bordadas, panos de prato e peças natalinas. “Sempre participo e vendo bastante. Sou conhecida principalmente pelas peças de Natal e Páscoa, que produzo com muita qualidade e carinho”, contou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Em Santa Cruz, exposição Marco Zero celebra 20 anos da Fundação Ecarta

Além dos estandes de venda, a feira também proporcionou atividades culturais e solidárias. A Biblioteca Pública Municipal Elisa Gil Borowski promoveu uma troca de livros, incentivando a leitura e a circulação de exemplares. Quem passou pelo local pôde deixar um título e levar outro para casa. Também houve ponto de arrecadação de alimentos não-perecíveis, que serão distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão.

A programação ainda contou com música ambiente, gastronomia variada e a tradicional roda de chimarrão.

Publicidade

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.