Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ÚLTIMOS DIAS

Feira do Livro projeta fim de semana com boas vendas 

Foto: Rodrigo Assmann

Até quarta-feira, a organização do evento havia registrado a venda de 13 mil livros

Com a previsão de sol no fim de semana, os dois últimos dias da 35ª Feira do Livro e da 1ª Festa Literária Internacional prometem ser de muitas vendas e grande presença de visitantes na Praça Getúlio Vargas. Para os livreiros, a expectativa é de intensificar as vendas com o Dia dos Pais.

Vitor Zandomeneghi, da Banco do Livro, participa do evento há mais de duas décadas. Segundo ele, uma das características da feira em Santa Cruz  é que, após as visitas das escolas, muitos alunos retornam para comprar os livros que haviam conferido. “Temos tido um bom retorno. E o tempo deve ajudar a trazer aqueles que só podem vir no domingo. Minha incógnita é o Dia dos Pais. Mas quando a feira ocorreu uma vez em maio e coincidiu com o Dia das Mães, foi bem positivo”, avaliou.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: entre centenas de títulos, clássico conquista leitores na Feira do Livro

Publicidade

As projeções melhoraram com os resultados obtidos nessa sexta-feira, 8. Segundo a agente cultural do Sesc, Lisiane Camargo, o dia ensolarado foi marcado pela presença das escolas, que conferiram as atrações culturais promovidas pelo Circula Sesc-RS. Houve ainda a apresentação da Jessie Jazz, “Trans Jeito Luz”, na sexta à noite, no palco principal. “Foi um dia muito especial, foi muito bacana mesmo ver esse movimento cultural na praça e o brilho no olhar das crianças”, afirmou.

O encerramento da 35ª Feira do Livro será no domingo, 10, às 19h30, com apresentação da banda Ramal 314. Antes disso, uma programação repleta de atrações culturais aguarda pelo público. Neste sábado, 9, às 10 horas, os tradicionalistas subirão ao palco principal. Já à tarde, os Vivandeiros da Alegria animam as crianças a partir das 13h30. 

Aspirantes a escritores poderão participar da oficina de criação literária no Espaço Sesc Erico Verissimo, às 14h30.  Às 15h30, a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul realiza um encontro de escritores no palco principal. As atrações seguirão com uma roda de conversa do grupo Sobre Livros e Leituras, no Espaço Café Dona Boleira.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Escritora Teresa Cárdenas faz reflexões sobre racismo e escravidão

No domingo, o bate-papo com a escritora venezuelana María Elena Morán encerrará a programação da 1ª Festa Literária Internacional. A autora concedeu entrevista exclusiva para a Gazeta do Sul. Antes disso, haverá o painel “Literatura como reflexão social”, com a presença de Dulci Alma Hohgraefe e Miriam Ester. 

Os leitores também poderão conversar com escritores locais no Espaço Sesc – 120 anos de Erico Verissimo. No sábado, estarão presentes a escritora homenageada desta edição, Marli Silveira, e Lissi Bender, que lançará sua nova obra, Memórias Lissianas, publicada pela Editora Gazeta. Os encontros iniciam-se às 17 horas. Já no domingo, às 14 horas, será a vez de Ronaldo Wink. E às 18 horas o escritor Elenor Schneider, personalidade incentivadora da leitura em 2025, participará de um bate-papo. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Feira do Livro de Santa Cruz tem dia voltado à acessibilidade

Lançamentos e sessões de autógrafos

A programação dos últimos dias de feira também será marcada por lançamentos de obras literárias e sessões de autógrafos com os escritores.

No sábado, às 14 horas, os autores Marli Silveira e Roberto Schimitt-Prym apresentarão os livros Corpos ardidos e Inventário das estações. No mesmo horário, Dulci Alma Hohgraefe e Miriam Ester Theisen autografam A vida em espiral. Já às 15 horas ocorrerá um lançamento coletivo com autores da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Em seguida, às 16h30, será apresentada a obra O Eu e o Outro: literatura e diferença na escola, das organizadoras Rosane Maria Cardoso, Rosiene Almeida Souza Haetinger. Mais tarde, às 17 horas, os autores de Escritoras negras do Rio Grande do Sul marcam presença. 

LEIA TAMBÉM: “A literatura é fundamental para qualquer profissão”, diz Martha Medeiros na Feira do Livro de Santa Cruz

Ainda no sábado, os leitores poderão conhecer as obras Antologia do conto feminino hispano-americano e Oxímoro, esta da jornalista Paola Severo.

Publicidade

Já no domingo, os lançamentos e as sessões de autógrafos terão início às 14 horas. Começa com A história que não quer ser contada, de Marcia Guimarães da Silva; seguido por ReEditando a vida: vida, vivências, aprendizados, de Ana Beatriz Tatsh. Por fim, às 15 horas, Cibele Crochi apresenta Mães e filhos superando a ansiedade juntos, e ainda João Batista Fontoura Cardoso autografa Encruzilhada do Sul: das origens aos dias atuais e outras histórias.

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.