Um dos mais tradicionais eventos populares do Vale do Rio Pardo, a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) será alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires autorizou esta semana a criação de uma CPI para apurar denúncias referentes à 13ª edição da Fenachim, organizada em maio do ano passado.
Esse foi o quarto pedido de criação de CPI apresentado por vereadores de oposição desde o início do ano – os três anteriores foram barrados por conta de problemas formais apontados pela assessoria jurídica do Legislativo. Além do proponente, José Cândido Faleiro Neto (PT), subscreveram o requerimento outros quatro parlamentares: Celso Krämer (PTB), Vilson Gauer (PT), José Arnildo Câmara (PTB) e Eduardo Kappel Trindade (PP).
No pedido, os vereadores afirmam que há “possíveis equívocos” e “indícios de má gestão” no evento, que contou com recursos da Prefeitura para a sua organização. Entre os problemas identificados estão denúncias de fornecedores alegando que, diferente do que afirmam os organizadores, ainda não receberam pagamento. Além disso, são apontadas várias supostas inconformidades no balancete final da festa.
Publicidade
A Fenachim é realizada a cada dois anos. A entidade responsável é a Associação das Entidades da Comunidade (Assecom), mas todas as coordenadorias são comandadas por integrantes do primeiro escalão do governo municipal. Em dezembro de 2013, a Câmara aprovou o repasse de R$ 225 mil dos cofres da Prefeitura para a edição de 2014. O evento, porém, se encerrou com saldo negativo, decorrente, segundo a comissão organizadora, de uma expectativa de público não confirmada em função da chuva, o que afetou a receita – foram 20 mil visitantes a menos do que o esperado. Em julho, foi aprovado um repasse complementar de R$ 187 mil para cobrir o deficit.
Publicidade
