Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CINEMA

“Foi uma grata surpresa”, diz diretor de filme produzido na Unisc e premiado em Gramado

Nesse último final de semana, um curta-metragem produzido por alunos de Produção em Mídia Audiovisual da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) ganhou um prêmio na 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O curta Ícaro, foi escolhido como melhor filme na Mostra de Curtas Universitários.

Ícaro concorria com outros quatro curtas. Segundo o diretor da obra, Wesllen Machado, o grupo não esperava o reconhecimento tão repentino. “Foi uma grata surpresa, o filme foi produzido há pouco tempo, e, quando fazemos filmes na universidade, ainda demoramos um tempo para começar a distribuir. Mal terminamos e já recebemos o prêmio”, celebra Weslen.

LEIA TAMBÉM: Tatá Werneck celebra vitória em disputa judicial contra RedeTV!

Publicidade

Tamanha a importância do festival no âmbito do cinema Brasileiro, Wesllen comenta sobre a projeção positiva. “Um festival tão importante e nós conseguimos esse prêmio, isso é muito importante para a gente.” O curta-metragem Ícaro, tem direção, argumento e finalização de Wesllen Machado; roteiro e montagem de Bruno Cabral Gassen; e produção de Gabriela Dullius. A produção foi o projeto de conclusão de curso dos três.

Apesar de o filme ter apenas nove minutos, uma produção assim é tão complexa quanto um longa-metragem, explicou o diretor. “São meses de trabalho, temos que pensar na construção do roteiro, figurino, maquiagem, é muito coisa envolvida” pontuou. O reconhecimento, portanto, se torna um propulsor para que mais produções possam ser feitas pelos formandos. “Já temos outro curta em processo de pós-produção e estamos estudando os caminhos futuros”, conta.

LEIA TAMBÉM: Para fãs de animes: Dragon Ball Super é a novidade na tela

Publicidade

Ele diz que em todos os filmes produzidos por ele, Gabriela e Bruno, o trio gosta de adicionar algum discurso social. “Neste, em específico, queríamos falar sobre a sensação de pertencimento, social e geográfica; assim foi se moldando o que seria o curta-metragem. A linguagem escolhida para o nosso filme, em primeira pessoa, fez com que decidíssemos realizar todas as filmagens em apenas uma diária. Queríamos que o registro da viagem dos personagens fosse também, de certa forma, o registro da nossa viagem em tempo real.”

As filmagens ocorreram em julho deste ano. “Saímos de Porto Alegre por volta das 3 horas da manhã e iniciamos. Filmamos a última cena em Torres. O restante foi filmado no caminho de volta de Torres para Porto Alegre, e no pátio da casa de uma amiga nossa que reside em Porto Alegre também.”

LEIA TAMBÉM: Associação exibe nesta terça o filme On the Rocks

Publicidade

Sobre o filme

O filme conta sobre a viagem de Ícaro, um menino que volta a cidade natal. “A obra fala sobre pertencimento, sobre busca geográfica de lugares onde nos sentimos acolhidos e amizade, já que, nessa viagem, está sendo acompanhada pela melhor amiga dele”, explica Machado. “A ideia do curta surgiu a partir de um exercício pessoal de relembrar quais eram os temas e gêneros que eu gostava de assistir na infância e na adolescência, entre eles estavam os filmes viagens e de fantasia com criaturas híbridas, como sereias”, conta Wesllen.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.