Com a conclusão da digitalização no Fórum de Santa Cruz, a última leva de processos físicos que ainda restavam foi encaminhada nesta semana para incineração. São cerca de 15 mil ações em 1,2 mil caixas-arquivo.
LEIA TAMBÉM
- Comarca de Santa Cruz irá encerrar digitalização de processos físicos até o fim do mês
- “Estamos inaugurando a era digital”, diz futura presidente do TJRS
Atualmente, a Justiça local conta com aproximadamente 43 mil processos ativos. Conforme o diretor do Fórum, André Luis de Moraes Pinto, só serão preservados na versão em papel os chamados “processos de guarda permanente”, que possuem algum valor histórico, além das ações da Vara da Infância e Juventude e da Vara de Execuções Criminais ajuizadas a partir de 2020.
Além do impacto ambiental, a implantação do processo eletrônico a pleno resolverá um problema de espaço físico, uma vez que a comarca chegou a contar com 35 mil processos físicos. “Não tínhamos mais nenhum espaço livre no Fórum, tanto que havia muitas estantes com caixas de processos nos corredores e nas salas de audiência. Agora, alguns espaços serão abertos”, disse. Em março, será instalada a Vara de Violência Doméstica.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz vai contar com Vara da Violência Doméstica a partir de março