Mais de 1 mil indígenas de todas as regiões do mundo participarão da décima quinta sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas para Questões Indígenas, que ocorrerá de 9 a 20 de maio na sede da ONU, em Nova York.
Questões de paz e conflito, frequentemente relacionadas a territórios indígenas, recursos e direitos e diferentes identidades serão abordadas nas discussões durante a sessão deste ano. As principais sessões serão transmitidas pela TV da ONU, em http://webtv.un.org
“Desde seu estabelecimento, o Fórum Permanente expressou preocupação sobre a continuidade dos conflitos que afetam povos indígenas em diferentes partes do mundo”, disse Álvaro Pop, chefe do fórum.
Publicidade
“Queremos levantar a atenção para os desafios particulares enfrentados pelos povos indígenas em conflito, e a importante contribuição dos povos indígenas e suas tradições e práticas pode ter para a prevenção de conflitos e a paz duradoura.”
Dois painéis interativos em 17 de maio sobre o tema “Povos Indígenas: conflito, paz e resolução” identificarão estratégias e medidas concretas para evitar conflitos e garantir a paz.
Eles também enfatizarão a participação dos indígenas nos processos de paz, a contribuição das mulheres indígenas, a importância do acesso à Justiça e instituições tradicionais e o papel dos povos indígenas em evitar conflitos e garantir uma paz justa e duradoura.
Publicidade
O fórum também irá tratar de questões relacionadas à juventude indígena, saúde, educação, línguas, direitos humanos, desenvolvimento econômico e social, meio ambiente e cultura, assim como os resultados da Conferência Mundial de Povos Indígenas de 2014. A Agenda 2030 e sua relação com os povos indígenas também deve permear as discussões em 18 de maio.
Oito eventos paralelos devem ocorrer durante a sessão de duas semanas, promovidos por organizações de povos indígenas, Estados-membros e entidades da ONU, outras organizações intergovernamentais, não governamentais e outros atores. A lista completa de eventos paralelos pode ser acessada aqui.
Publicidade