





A situação em Vila Mariante, em virtude da cheia do Rio Taquari, é preocupante. Pelo menos 25 pessoas que moram na localidade, no interior de Venâncio Aires, precisaram ser removidas das residências. Ao todo, segundo o prefeito Jarbas da Rosa, 2,5 mil pessoas foram atingidas pela enchente, de modo que muitas famílias estão abrigadas em casas de familiares em outros locais.
A reportagem do Portal Gaz está no local e verificou que no trajeto entre Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires há diversos pontos de alagamento às margens da RSC-287. Apesar disso, muitos moradores que precisaram sair de suas casas amarraram animais na altura do quilômetro 55. A Rota de Santa Maria, inclusive, emitiu um alerta, para que os usuários tenham atenção redobrada ao passar por lá e informou que vai mandar recursos de apoio e sinalização.
LEIA TAMBÉM: Chuva volta a trazer preocupação a moradores do Vale do Rio Pardo
Publicidade
Outra rodovia com problemas é a ERS-130. Está completamente bloqueada no quilômetro 30, entre Mariante e General Câmara. Ao todo, cinco comunidades foram atingidas pelas águas do rio, que continuam subindo rapidamente, possibilitando acesso somente em embarcações. “Estamos em monitoramento constante desde a madrugada e será um longo dia de trabalho”, ponderou o prefeito.
As famílias retiradas de suas casas e que não têm para onde ir estão sendo levadas para um ginásio na localidade de Linha Mangueirão, distante cinco quilômetros de Mariante. Lá, estão sendo atendidas por assistentes sociais e recebendo alimentação, água potável e toda a estrutura necessária, explicou Rosa. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão mobilizados. “O que queremos é eliminar qualquer risco de morte”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM: Homem que estava retirando pessoas de casa alagada morre com choque elétrico em Estrela
Publicidade
A expectativa é de que o Rio Taquari continue subindo pelo menos até o fim da manhã desta terça-feira, 5. No Porto de Estrela, o nível chegou a 28 metros, considerada a quarta maior cheia da história da região. “Pelo que se está verificando em Lajeado e Estrela, é a maior enchente dos últimos 30 anos”, afirmou o prefeito. Em relação ao Arroio Castelhano, Jarbas da Rosa disse que a situação não é tão preocupante, pois já baixou durante a madrugada e continua recuando. Não há risco de inundação de casas, mas há pontos de alagamentos em algumas vias.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade