Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EXÉRCITO

FOTOS: José Reinaldo Santos Júnior assume o comando do 7º BIB

Em uma cerimônia marcada pela emoção da despedida e pelo entusiasmo da chegada, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) “Regimento Gomes Carneiro” realizou a passagem de comando, no fim da tarde desta quinta-feira, 8. Na ocasião, o coronel Orlando Mattos Sparta de Souza passou a função ao tenente-coronel José Reinaldo Santos Júnior, que assume a função até 2028.

Durante o ato, que contou com a presença do comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, general de Brigada André Luiz de Souza Dias, e a participação de cerca de 400 militares, entre outros convidados, Sparta de Souza agradeceu pela oportunidade. “Foi um privilégio e uma honra estar à frente do 7º BIB. Cada vitória e desafio superados foram reflexo do trabalho incansável de todos. Desejo que os próximos anos sejam tão enriquecedores quanto foram para mim”.

LEIA TAMBÉM: 7º BIB forma 20 novos oficiais da reserva

Publicidade

Fotos: Rodrigo Assmann

À frente batalhão a partir deste ano, Santos Júnior afirma que as expectativas são as melhores possíveis. “Me sinto muito orgulhoso de ter assumido o comando de uma organização militar tão tradicional do Exército Brasileiro”. Ainda de acordo com ele, embora cada comandante tenha uma personalidade distinta, “todos buscam cumprir o mesmo objetivo, que são as nossas missões constitucionais, manter a tropa pronta, com operacionalidade e eficiência logística. A direção é sempre a mesma”.

LEIA TAMBÉM: Aos 99 anos, ex-maestro Hermínio Haas é homenageado

Publicidade

Quem é o novo comandante

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado – Regimento Gomes Carneiro, o tenente-coronel de infantaria José Reinaldo Santos Júnior estava servindo na diretoria de controle de efetivos e movimentações, sediada em Brasília, no Distrito Federal.

Nascido em 22 de abril de 1983, na cidade de Picos, no Piauí, é filho de José Reinaldo Santos e Francisca Maria de Sousa Santos. Incorporou às fileiras do Exército em 27 de fevereiro de 1999, na Escola Preparatória de Cadetes, sediada em Campinas, no estado de São Paulo.

Vinte anos depois, em 29 de novembro de 2003, foi declarado aspirante-a-oficial da arma de infantaria, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), com sede em Resende, no Rio de Janeiro, sendo classificado no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em João Pessoa, na Paraíba. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: 7º BIB comemora 183 anos de fundação em Santa Cruz do Sul

Já em 2009 concluiu o curso de graduação em Direito, no Centro Universitário da capital paraibana. Mais tarde, em 2012, cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Nos anos de 2017 e 2018 foi designado para compor o gabinete de segurança institucional da Presidência da República, e em 2019 e 2020 cursou a Escola de Comando e Estado-Maior.

Como oficial de Estado-Maior, chefiou a 2ª seção da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Santa Maria, e a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista, no estado de Roraima. Também foi chefe da seção de controle de efetivos e movimentações de praças da diretoria de controle de efetivo e movimentações.

Publicidade

Concluiu o Curso Intermediário de Inteligência, em 2016, e o Avançado de Inteligência, em 2023, além do Curso de Segurança Presidencial, em 2018. Foi condecorado com a medalha Militar de Prata, a medalha Corpo de Tropa, com passador de bronze, a medalha Marechal Osório – O legendário e a medalha do Pacificador.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.