Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PADROEIRA DAS ÁGUAS

FOTOS: tradicional procissão fluvial marca dia de devoção a Nossa Senhora dos Navegantes

Foto: Rodrigo Assmann

A semana iniciou com uma combinação de fé, tradição e identidade cultural que atravessa gerações em Rio Pardo. Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 2, na Praia dos Ingazeiros, a tradicional procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, que segundo o secretário de Turismo e Cultura, Renan Della Corte, acontece há mais de 100 anos.

“Rio Pardo é uma cidade que, até pela formação do seu povo, demonstra muita diversidade religiosa. Então, nós temos que manter essa tradição viva”, destacou. O secretário também pontuou sobre o objetivo de fomentar ainda mais o turismo religioso, para que a procissão volte a reunir um grande público, como antigamente. Nesta edição, cerca de 100 pessoas acompanharam o cortejo à beira do rio.

A bordo de uma embarcação enfeitada com bandeirolas e com o nome “Deus” pintado no casco, a imagem da Santa percorreu as águas do Rio Jacuí, partindo da Praia dos Ingazeiros até o Balneário Porto Ferreira e retornando ao ponto inicial. Após a procissão fluvial, os fiéis se juntaram sob uma tenda onde ocorreu a celebração em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes, promovida pela paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Fiéis prestam homenagens à Mãe das Águas em Rio Pardo

O padre Maurizan do Nascimento falou sobre o significado do rito simbólico que conecta a cidade ao Rio Jacuí. “Diante dessa celebração, entra Nossa Senhora dos Navegantes, que apresenta Jesus como luz do mundo, guiando todos os navegantes e barcos para um porto seguro.” Depois da missa, com velas em mãos, o público seguiu em caminhada até a Igreja Matriz, onde se encerrou o evento.

Feriado municipal em Rio Pardo, o dia dedicado à padroeira dos mares, pescadores, marinheiros e viajantes reuniu devotos como Michele Lima, que prestigiou a procissão ao lado dos filhos Ícaro e Sofia. “Venho desde a infância e hoje vim pedir pela saúde do meu pai, para que ele melhore e fique tudo bem”, contou. Michele destacou, ainda, a importância da fé em sua vida. “A gente tem que ter fé para ir em busca de um mundo melhor, porque ela nos carrega, nos move, por isso eu venho todos os anos.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Escola de Rio Pardo teve melhor desempenho em alfabetização da região da 6ª CRE

Fé compartilhada por Suzi de Assis, que também frequenta a procissão desde criança. Natural de Rio Pardo, ela foi ao evento para agradecer. “Eu venho desde pequena e hoje vim para agradecer a proteção de Nossa Senhora”, ressaltou.

O secretário de Meio Ambiente e da Pesca, Cícero Garcia, afirmou que o município atua em diversas frentes para auxiliar na promoção do evento. “Estamos juntos na navegação desde a manhã, fazendo limpeza e organização para dar o melhor às pessoas que vêm aqui seguir sua fé, fazer sua homenagem, pagar sua promessa. É o nosso dever.”

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO 

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.