Na Odisseia de Homero, uma das histórias da mitologia grega descreve a existência de uma ilha, habitada por sereias, famosas por atrair marinheiros à costa rochosa pelo som de seu canto doce, encantador e fatal. Determinado a não deixar-se cair na tentação das sereias, Ulisses, o rei de Itaca, ao aproximar-se da ilha, pede aos marinheiros que o amarrem ao mastro da embarcação e coloquem cera de abelha em seus ouvidos para não ouvirem nada, nem o canto das sereias, nem o pedido do rei para desamarrá-lo.
À medida que contornavam a ilha, os marinheiros não ouviam o canto das sereias nem as súplicas desesperadoras do rei para que o soltassem e seguiram firmes as ordens do rei. Assim, Ulisses se torna o único mortal a ter ouvido o cantar das sereias e ter sobrevivido.
LEIA TAMBÉM: Francisco Teloeken: “Setembro Amarelo alerta para a relação entre problemas financeiros e depressão”
Publicidade
Ulisses sabia que enfrentaria um dos maiores testes de sua jornada: resistir ao encanto das sereias. Para isso, ele não confiou só na sua força de vontade que poderia falhar. Ele se preparou. Num gesto de humildade para admitir sua fragilidade, ele contou com a colaboração de sua tripulação.
Trazendo a história de Ulisses para os dias atuais, poderíamos nos perguntar: em nossa vida financeira, quantas vezes também nos vemos diante dos cantos sedutores das “sereias modernas”? Compras por impulso, promessas de lucros fáceis, investimentos da moda, vida idealizada nas redes sociais, o desejo de impressionar… São tantas as tentações que podem desviar-nos de nossos objetivos.
LEIA TAMBÉM: Francisco Teloeken: “7 atitudes para gastar menos”
Publicidade
Carol Guimarães, profissional do mercado financeiro e coach de famílias que buscam cuidar melhor de suas finanças, listou 8 fragilidades mais comuns que impedem o progresso financeiro e como lidar com elas com sabedoria, tal qual o fez Ulisses:
- 1. Impulsividade: ter um plano, como fez Ulisses para proteger-se da tentação do canto das sereias, evitando agir sem pensar.
- 2. Gratificação imediata: o desejo de viver o agora a qualquer custo, sempre adiando o planejamento. A solução é confiar em quem entende de determinado assunto. Ter um profissional de confiança a seu lado ajuda a manter o foco, mesmo em tempos de maiores dificuldades.
- 3. Comparação constante: um amigo que ganhou muito dinheiro com criptomoedas, o vizinho que comprou um carro novo, etc. São tantas as comparações possíveis que podem minar a autoconfiança. Manter os olhos no seu próprio destino, não no que os outros fazem ou deixaram de fazer.
- 4. Procrastinação: deixar sempre para depois o que precisa ser feito: poupar, investir, revisar. Ulisses que se antecipou às tentações.
- 5. Ter um plano claro: Ulisses sabia o que teria que enfrentar, por isso tomou várias providências para não se deixar envolver pelas sereias. É importante ter um planejamento financeiro ou de outra área da vida que sirva de guia.
- 6. Construir barreiras emocionais: definir metas, automatizando decisões e criando lembretes para não se desviar do caminho.
- 7. Contar com aliados: assim como Ulisses confiou na sua tripulação, confiar em especialistas que orientam e que mantêm a pessoa no caminho certo.
- 8. Afastar-se dos ruídos: nem tudo que brilha nas redes sociais é ouro. Ulisses passou anos navegando, enfrentando tentações e até perdas. Em nossa vida financeira, também aparecem muitas “sereias”que tentarão impedir a realização de nossos sonhos. Mas, se soubermos onde queremos chegar e se estivermos bem amarrados ao mastro do que realmente importa, chegaremos lá.
LEIA MAIS TEXTOS DE FRANCISCO TELOEKEN
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade