Aposentados e pensionistas que precisam de auxílio presencial para tratar de descontos associativos não autorizados no seu benefício podem encontrar atendimento na agência dos Correios da Rua Venâncio Aires, 683, no centro de Santa Cruz. A unidade está entre as 5 mil de todo o País que prestam o serviço desde o dia 30 de maio.
A medida foi pensada especialmente para ajudar quem tem dificuldade com os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, o site do INSS ou a Central 135. Aqueles que necessitarem de auxílio podem se dirigir à agência de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas. Ao chegar no local é necessário retirar senha para atendimento, disponível no totem, logo na entrada.
LEIA MAIS: INSS: começa reembolso de descontos a aposentados e pensionistas; veja cronograma
Publicidade
Serviços disponíveis nas agências
– Consulta de desconto no benefício
– Contestação de descontos não autorizados
– Confirmação de desconto autorizado
– Acompanhamento do resultado da contestação (após 15 dias úteis)
– Análise de documentos enviados por associações
– Recebimento do protocolo de atendimento, com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
LEIA TAMBÉM: INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados
Saiba mais
O serviço oferecido nas agências dos Correios é gratuito e feito por equipes treinadas. Não há prazo final determinado para a solicitação dos valores. O atendimento continuará disponível aos interessados, e há prioridade garantida aos aposentados e pensionistas.
Publicidade
Na agência, é necessário apresentar apenas um documento oficial de identificação. Caso a pessoa não possa comparecer, é possível nomear um representante legal, com procuração autenticada. Não há atendimentos residenciais. Por isso, é necessário ficar atento a golpes. A lista completa das agências está disponível no site correios.com.br.
LEIA TAMBÉM: INSS começa a notificar beneficiários vítimas de descontos irregulares; entenda como será
O atendimento será feito numa plataforma específica, independentemente da base de dados dos benefícios, garantindo proteção das informações. Os canais preferenciais, no entanto, continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se já foi feita consulta por um desses meios, não é preciso ir a uma agência dos Correios.
Publicidade
Bloqueios
A Justiça Federal decretou o bloqueio de R$ 2,8 bilhões em bens e ativos financeiros de associações, empresas e pessoas físicas sob investigação da Operação Sem Desconto, por suspeita de fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS. A juíza Luciana Raquel Tolentino de Moura, da 7a Vara Federal do Distrito Federal, autorizou ainda a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, relativamente ao período entre janeiro de 2019 e março de 2025.
O bloqueio acolhe pedidos da Advocacia-Geral da União no âmbito de 15 ações cautelares ajuizadas em nome do INSS, com base na Lei Anticorrupção. Segundo a AGU, o objetivo é que os valores bloqueados sejam usados para ressarcir as vítimas de descontos ilegais em benefícios.
Publicidade